"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Moçambique boicotará cimeira se Mugabe não for convidado

O governo moçambicano deverá boicotar a próxima cimeira UE-África em Dezembro, se o Presidente zimbabueano, Robert Mugabe, não for convidado, seguindo uma posição recentemente tomada pela Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), disse hoje fonte governamental.
Na semana passada, o Presidente zambiano, Levy Mwanawasa, que preside actualmente à SADC, ameaçou boicotar a reunião caso o seu homólogo zimbabueano não seja convidado.
Num primeiro pronunciamento oficial do governo de Moçambique, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Eduardo Koloma, disse hoje que a posição assumida pela presidência da SADC reflecte as ideias concertadas pelos Estados membros da organização.
"Não se deve ficar à espera de uma posição de Moçambique (para este assunto), pois Moçambique está situado numa região. A posição de Moçambique é a mesma da SADC", disse Koloma, quando questionado em Maputo.
Segundo o governante moçambicano, o executivo de Maputo defende que "não deve haver exclusão de nenhum dos países" da UE/África na II Cimeira intercontinental, marcada para os dias 08 e 09 de Dezembro em Lisboa, uma das principais prioridades da actual presidência portuguesa da União Europeia que termina no final do ano.
O presidente em exercício da SADC, Levy Mwanawasa, defendeu o levantamento da proibição de entrada no espaço europeu ao presidente Mugabe, depois da sua controversa reeleição em 2002, e assinalou que os problemas do Zimbabué só podem ser resolvidos pelo diálogo, nomeadamente durante cimeiras como as de Lisboa.
Recentemente, o ex-Presidente moçambicano Joaquim Chissano considerou desejável uma participação de Mugabe na cimeira UE/África para falar dos problemas do Zimbabué, afirmando tratar-se de uma oportunidade para os dois continentes discutirem com o líder do Zimbabué e trocarem "pontos de vista".
Os participantes não vão à cimeira "para disputas mas para trocar opiniões, para encontrar um terreno de entendimento, e como o encontrar se um dos actores estiver ausente?", perguntou o antigo chefe de Estado moçambicano durante uma visita que efectuou recentemente ao Zimbabué.
O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, ameaçou boicotar a cimeira, caso Mugabe participe, concordando apenas com a presença do Zimbabué na Cimeira UE-África em Lisboa, desde que o país não seja representado pelo respectivo presidente. 
 Fonte: NOTÍCIAS LUSÓFONAS 
 



Looking for a deal? Find great prices on flights and hotels with Yahoo! FareChase.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry