"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Economia de Moçambique cresceu 8,8 por cento no 1º semestre

O crescimento da economia de Moçambique abrandou no primeiro semestre do ano comparativamente ao período homólogo de 2006, afirmou segunda-feira em Maputo o ministro da Planificação e Desenvolvimento.

De acordo com números divulgados pelo ministro Aiuba Cuereneia em conferência de imprensa, a economia de Moçambique cresceu 8,8 por cento no primeiro semestre do ano quando no mesmo período do ano passado tinha crescido 10 por cento.

A economia teria crescido a uma taxa mais elevada, disse Cuereneia, se não tivessem ocorrido alguns desastres naturais, nomeadamente as cheias de Janeiro-Fevereiro no vale do Zambeze e o ciclone Flávio, que deixou um rasto de destruição em zonas turísticas da província de Inhambane.

Os sectores com maior crescimento foram, de acordo com o ministro, Electricidade e Água (24,5 por cento), Restauração e Hotelaria (17,1 por cento), Transportes e Comunicações (16,1 por cento), Comércio (14 por cento) e Construção Civil (10,5 por cento).

A agricultura cresceu 8,8 por cento e a produção de gado 7,7 por cento mas as pescas caíram 8,2 por cento e a silvicultura 5,4 por cento.

A taxa de inflação no primeiro semestre foi de 3,7 por cento com a previsão governamental para o ano de 2007 a ser de 6 por cento.

De Janeiro a Junho foram aprovados 85 novos investimentos no valor de 1,83 mil milhões de dólares mas este número inclui o investimento a ser feito pela Companhia do Vale do Rio Doce em Moatize que representa 83 por cento do total anunciado.
Fonte: Macauhub



Catch up on fall's hot new shows on Yahoo! TV. Watch previews, get listings, and more!

2 comentários:

  1. Meu lamento é que estes números "bonitos" não reflictam riqueza no bolso do cidadão comum.
    O fosso entre os ricos e pobres continua abismal.
    Enfim, precisamos de nova Governação. Passo atestado de incompetência aos ditos Patrões.
    Ivone Soares

    ResponderEliminar
  2. Impoe-se questionar este crecimento. Alias Ivone ja' o colocas no plano macro dado que 'no's os outros' sentimos poucos o tanger da bolsa cheia do Novos (MTs). De qualquer modo e' uma avaliacao.

    ResponderEliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry