O MINISTÉRIO de Educação e Cultura (MEC), vai recrutar para o próximo ano lectivo, 10 mil novos professores para o ensino primário, o que vai permitir a expansão e acesso a oportunidades de aprendizagem e redução de disparidade geográfica e de género, bem como a consolidação e leccionação do novo currículo do ensino básico, com destaque para a avaliação dos alunos, ensino bilingue e currículo local.
Aires Aly, ministro do pelouro disse ontem, no encerramento do terceiro conselho coordenador do Ministério de Educação e Cultura, que decorreu em Ulongue, sede distrital de Angónia, que na área de educação, continuará em 2008 a ser privilegiada a expansão do acesso e a melhoria da qualidade do ensino, através da construção de infra-estruturas educacionais, formação e recrutamento do corpo docente, desenvolvimento e consolidação dos currículos do ensino.
"No âmbito do ensino secundário, as atenções em 2008 serão concentradas na conclusão da revisão da Estratégia do Ensino Secundário, introdução do novo currículo na 8ª classe e a transformação curricular do ensino secundário, tornando mais integrado com aspectos profissionalizantes", disse Aires Ali. Disponibilização do livro para o ensino secundário, construção e reabilitação de salas de aulas para o ensino secundário fazem parte do lote das prioridades do Ministério de Educação e Cultura para o próximo ano.
Relativamente ao ensino superior, o Conselho Coordenador do Ministério de Educação e Cultura, definiu que se deve acelerar o processo de preparação do regulamento da lei do Ensino Superior para a sua aprovação.
Está também definido como prioridade, o fortalecimento da capacidade das instituições de Ensino Superior, por forma a oferecer um leque de cursos relevantes e de qualidade com equidade, assim como a criação e implementação do Sistema Nacional de Garantia da Qualidade e Acreditação e do Sistema Nacional de Acumulação e Transferência de Créditos Académicos.
"Para o próximo ano temos a grande tarefa de implantação da Universidade Zambeze ( UniZambeze), na região centro do país, precisamente na Beira, na província de Sofala e a construção dos edifícios de raiz para os três Institutos Politécnicos abertos em 2006, nas províncias de Gaza, Manica e Tete", referiu Aires Ali.
No capitulo de melhoramento e expansão da rede escolar, o MEC prevê a construção de mais 180 salas de aulas, no âmbito do projecto KFW sendo 45 para a província de Manica, 45 em Sofala e 90 na província de Inhambane, sendo que nesta última parcela do país, 45 salas de aulas serão a reposição das salas de construção precária destruídas pelo ciclone Fávio, permitindo assim a criação de mais 8.100 lugares e a expansão do cesso em mais de 2.475 vagas.
Serão ainda construídas 72 casas para professores, 36 blocos administrativos, 288 latrinas melhoradas e 36 furos para o abastecimento de água potável aos alunos.
Até ao fim deste ano serão concluídas 2319 salas de aulas do ensino primário, construídas no âmbito do programa de construção acelerada de salas de aulas.
A reunião do Ministério de Educação e Cultura que decorreu de 28 a 31 de Agosto ultimo, aprovou a proposta de Orçamento Corrente e de Investimento para 2008 para a implementação das actividades inseridas no Plano Estratégico da Educação e Cultura para o quinquénio 2006/2011 já aprovado pelo Conselho de Ministros em Junho do corrente ano.
Fonte:Notícias M I R A D O U R O - bloge noticioso-MMVII
Park yourself in front of a world of choices in alternative vehicles.
Visit the Yahoo! Auto Green Center.
Sem comentários:
Enviar um comentário