Indivíduos armados de AKM's, assaltaram, na tarde de ontem, a agência da Malhangalene do Banco Austral e os escritórios da principal companhia área sul-africana, a South African Airways, nas avenidas Karl Marx e do Zimbabwe, respectivamente, na cidade de Maputo. Nos dois locais, os bandidos roubaram elevadas somas de dinheiro, sendo que na transportadora levaram também duas pistolas dos agentes de segurança privada.
Muktar Abdul Carimo, um dos gestores no Banco Austral, disse à Imprensa que, cerca das 13:30 horas, três homens, todos munidos de metralhadoras AKM invadiram a agência da Malhangalene, semeando o pânico entre os presentes, e recolheram o dinheiro disponível nas caixas.
Até ao momento em que o gestor falou a jornalistas desconhecia-se o montante sacado, mas garantiu que os assaltantes não tiveram acesso à caixa forte da agência..
Para atacar tranquilamente, os três bandidos dominaram o vigilante da Alfa Segurança, que se encontrava junto à entrada do banco, e entraram com ele. Uma vez dentro, proferiram ameaças de morte aos funcionários e clientes, recolheram o dinheiro, e no fim puseram-se em fuga, deixando todos deitados no chão, aterrorizados. O segurança não estava armado.
Na South African Airways, dois indivíduos, um muito claro e com cabelo longo, saíram de uma Toyota Corolla, de cor cinzenta, cerca das 13:50 horas, e questionaram a um dos agentes da SSP Segurança se a instituição estava ou não em funcionamento. Instantes depois, apontaram uma AKM ao vigilante e a uma cliente que saía do estabelecimento, de acordo com Anselmo Chaúque, oficial da SSP Segurança.
Terá sido neste mesmo instante que o vigilante, já imobilizado, viu mais dois homens no pátio em direcção à entrada. A dupla, também munida de AKM's, alcançou a porta, quando o segundo vigilante estava a sair, tendo-o forçado a voltar para o interior. Num acto de coragem, o vigilante tentou uma luta corpo-a-corpo com o bandido que trazia a arma à vista, mas o segundo dominou-o com a AKM até então escondida, segundo relatos de Anselmo Chaúquie.
Os bandidos recolheram dinheiro e cheques, saindo momentos depois a bordo da viatura, que teve sempre o motor ligado e o motorista ao volante. Levaram também duas pistolas dos vigilantes.
Depois da chegada da Polícia, um dos agentes da segurança voltou a ver o "Corolla" a passar pela Avenida do Zimbabwe. Alertou as autoridades, que saíram em perseguição, mas nada encontraram.
Esta foi a segunda vez que o Banco Austral foi assaltado e a sexta que os bandidos atacaram uma instituição bancária este ano.
Choose the right car based on your needs. Check out Yahoo! Autos new Car Finder tool.
Sem comentários:
Enviar um comentário