"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 21 de agosto de 2007

AFROBÁSQUETE ANGOLA-2007 : Selecção em Benguela para jogos de consolação

GORADA, definitivamente, a possibilidade de ainda seguir em frente entre os melhores da 24ª edição do Afrobásquete Angola-2007, em face da terceira posição que ocupou no Grupo "D", em Cabinda, a Selecção Nacional de Seniores Masculinos vai agora disputar os jogos de consolação, ou de classificação entre o nono e o 12º lugar da prova. Nesta nova etapa, a turma moçambicana entra em acção ao fim da tarde de hoje (17.00 horas) , na cidade de Benguela, defrontando o Mali, último do Grupo "B", que teve lugar no Lubango.

Após duas derrotas consecutivas, designadamente diante dos Camarões e da Tunísia, no domingo, naquilo que era considerado um verdadeiro ajuste de contas entre duas formações da Zona VI, o combinado nacional sobrepôs-se à África do Sul por um precioso ponto (59-58), no epílogo de uma jornada de embates essencialmente equilibrados, já que os Camarões venceram a Tunísia por uma margem de cinco pontos (75-70), qualificando-se ambos para os quartos-de-final.

O jogo entre moçambicanos e sul-africanos encerrava um carácter especial, pois tratava-se do reencontro entre si depois das eliminatórias zonais de Março passado, em Harare, em que a África do Sul levou a melhor e obteve o passaporte para Angola. Repescado, devido à desistência da Argélia, Moçambique teve agora oportunidade para se vingar, numa partida bastante renhida e com total incerteza quanto ao vencedor.

Camarões ganhou o grupo e em segundo lugar ficou Tunísia. Em três jogos, a nossa selecção marcou 174 pontos contra 197 sofridos. Frente aos malianos, a incógnita também prevalece, pois apesar destes terem sido "lanterna vermelha" do seu grupo, é preciso referir que estiveram diante de grandes equipas do continente, casos do Egipto, Costa do Marfim, que seguem em frente, e do Senegal, a maior decepção desta prova.

Entretanto, tal como se previa, Angola, sete vezes campeã continental e organizadora deste evento com o claro objectivo de revalidar o título, esteve durante a primeira fase a passear a sua classe, ganhando pela centena de pontos diante da sensação Cabo Verde, apurada para os quartos-de-final, Marrocos e Ruanda. Este grupo teve os seus jogos em Benguela, à excepção do inaugural, entre Angola e Ruanda, efectuado em Luanda.

O Grupo "B", no Lubango, foi ganho pelo Egipto, que transitou juntamente com Costa do Marfim, ficando de fora Senegal e Mali. Nigéria, outra potencial candidata ao título – aliás, à semelhança das edições anteriores, prevê-se que esteja na final diante dos anfitriões – ficou em primeiro no Grupo "C", no Huambo, seguida da República Centro-Africana, que igualmente continua em competição, RDCongo e Libéria.

Depois de ontem ter sido observada a primeira folga, hoje inicia-se a primeira fase, em duas cidades: Luanda, para os que ainda disputam o título, e Benguela, para a etapa de consolação. No primeiro caso, estão marcados os embates Egipto-Tunísia, no grande diálogo entre rivais árabes, Nigéria-Cabo Verde, Camarões-Costa do Marfim e Angola-República Centro-Africana. No segundo, realizam-se os jogos Marrocos-Libéria, África do Sul-Senegal, Mali-Moçambique e RD Congo-Ruanda.

Fonte: Noticias

 M I R A D O U R O - bloge noticioso-MMVII



Be a better Globetrotter. Get better travel answers from someone who knows.
Yahoo! Answers - Check it out.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry