'Out of blue' ou...
Árabe e Chinês ou e' fruto de pura negociata que os nossos dirigentes fazem nessas 'jantaradas' pelos pacatos cantos de Maputo? A pública Uni Eduardo Mondlane, a meu ver, deixou de ser referencia e destoou-se face aquelas que são as linhas de pesquisa e de oferta de ensino superior aos moçambicanos.
A 'Eduardo' devia sempre ter presente que não mais 2% da população jovem e adulta que ate' desemboca nas suas faculdades sabe ler e escrever em português, e como disse o comentarista que me secundou mal dominam a sua língua vernácula. Por exemplo, por culpa do Estado (Colonial e governado pela Frelimo) e, sobretudo, passados 30 anos ninguém se pode orgulhar que se pode debruçar e escrever fluentemente na Língua Shangana, Elomwe, Emakhua, entre outras. Senhores, isto nos e' lisonjeiro!
Para mim, estes investimentos todos drenados dessa maneira devem ser canalizados para o desenvolvimento e capacitac ao institucional primeiro para esta questão local, e não Russo, Chinês, árabe e por ai fora. Não nos distraíamos, por que os árabes nem os chineses la' não admitem essa brincadeira nas suas escolas. Os nossos dirigentes devem saber captar o imaginário do cidadão para satisfazer sua aspiração.
Trejario Salomao J Jorge
Fonte: Mocambique para todos
Building a website is a piece of cake.
Yahoo! Small Business gives you all the tools to get online.
Sem comentários:
Enviar um comentário