KHOMALA!
Por Vasco Fenita
Cibório de culturas multifacetadas e, concomitantemente, proclamada pela UNESCO em 1991, património cultural da humanidade, a Ilha de Moçambique vai acolher, na próxima quinta-feira, dia 23, a implantação do Jardim da Memória.
A instalação do aludido memorial inscreve-se num projecto dirigido a partir das Ilhas Reunião e sob os auspícios da representação da UNESCO naquele país, tem por objectivo essencial a disseminação, no seio da população da zona do Oceano Índico, das respectivas afinidades históricas e culturais, que remontam há vários séculos.
Para que resgatem e assumam, efectivamente, o seu património comum, que a secular ocupação estrangeira amordaçou subterfugiamente.
De acordo com historiadores fidedignos, o povoamento, sobretudo das Ilhas Reunião, Maurícias e Seychelles foi processado através dos continentes africano e asiático, ao longo do período da escravatura praticada
pela dominação colonial.
A iniciativa da edificação do Jardim da Memória na Ilha de Moçambique, que perfila na sequência de similares edificados já em outros países, insere-se no contexto das comemorações do Dia Internacional de Abolição da Escravatura.
O memorial será erigido no espaço adjacente à decrépita Igreja de Santo António, coincidentemente próximo
do local onde se procedia a "exportação" dos escravos locais e das regiões vizinhas. Pois que, como se sabe, a Ilha de Moçambique foi, no antanho, um dos principais portos de encruzilhada da rota de navegação marítima (e de miscegenação cultural) de diversos países, incidentemente africanos, árabes e europeus.
Então a oportunidade servirá, obviamente, para os próprios habitantes da Ilha-Museu se imbuírem da sua
importante matriz histórica.
Mau grado, porém, a inconcretização do repetidamente proclamado restauro dos seus valiosos monumentos,
que continuam em irreversível e angustiante degradação física.
Até quando tempo mais permanecerá a vetusta e histórica cidade mergulhada na pungente letargia?
Fonte:WAMPHULA FAX
M I R A D O U R O - bloge noticioso-MMVII
Take the Internet to Go: Yahoo!Go puts the Internet in your pocket: mail, news, photos & more.
Sem comentários:
Enviar um comentário