"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

SADC discute hoje navegação no Chire

REPRESENTANTES de Moçambique, Malawi e Zâmbia reúnem-se hoje, na África do Sul para discutir os caminhos a seguir quanto à operacionalização do porto malawiano de Nsanje, no quadro do projecto de navegabilidade dos rios Chire e Zambeze.Maputo, Quinta-Feira, 9 de Dezembro de 2010:: Notícias 

O encontro foi convocado pela SADC, Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e pela COMESA, Mercado Comum da África Austral e Oriental.


Segundo avançou, terça-feira, o jornal malawiano Nation, citando um alto funcionário do Ministério dos Transportes e Infra-estruturas, o encontro de hoje na África do Sul vai juntar representantes de Moçambique, Malawi e Zâmbia para a procura de mecanismos para a exploração do porto de Nsanje e, consequentemente, a navegação dos rios Chire e Zambeze.


Victor Lungu, do Ministério malawiano dos Transportes e Infra-estruturas, disse ao jornal Nation que não há motivo para pânico, porque a situação está sob controlo e as discussões prosseguem entre as partes.
Referiu igualmente que um dos barcos apreendidos em Moçambique ainda continua retido em Marromeu, província de Sofala, mas não soube explicar se ainda contém fertilizantes que os transportava.
O Porto de Nsanje foi inaugurado em Outubro último pelo Presidente Bingu wa Mutharika, visando o acesso do Malawi e da Zâmbia ao Oceano Índico, mas tudo está encalhado devido à precipitação do Governo do Malawi, que tentou fazer tudo à força, numa clara violação aos procedimentos acordados no Memorando Tripartido Moçambique, Malawi e Zâmbia.
O documento concluído entre os três Governos em Abril de 2007 estabelece a mobilização de fundos para a realização de um estudo de viabilidade para se determinar a navegabilidade ou não dos Rios Chire e Zambeze, conforme exigem as autoridades moçambicanas.
A 28 de Setembro último, e a coberto do pedido de navegação experimental feito pelo governo malawiano em Janeiro, uma embarcação com destino a Nsanje foi detectada a navegar ilegalmente no Rio Zambeze e apreendida pelas autoridades moçambicanas em Marromeu.
A referida autorização, segundo anunciou há dias no Parlamento o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, foi concedida pelo Instituto Nacional da Marinha para a realização de uma viagem exploratória que entretanto já havia sido concretizada.
Moçambique já reiterou que qualquer decisão sobre a navegabilidade dos Rios Chire e Zambeze, está condicionada à realização de um estudo de viabilidade ambiental e sócio-económico, e neste momento o Malawi está a tentar obter junto do Banco Africano de Desenvolvimento um financiamento de três milhões de dólares para a efectivação do referido estudo.
  • Faustino Igreja, da RM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry