Por forma a viabilizar este e outros projectos, Aires Ali defendeu uma maior e criteriosa apreciação das iniciativas em curso nos centros comunitários de desenvolvimento de competências.
O fórum de desenvolvimento de competências é um espaço privilegiado para o desenvolvimento da visão que passa, necessariamente, pela consolidação das conquistas no âmbito da implementação dos modelos de formação dos professores, da capacitação dos gestores escolares e no seu correcto enquadramento ao nível local para fortalecer a capacidade de liderança e de desempenho das escolas. O mesmo prioriza o fortalecimento dos conselhos de escola, para optimizar a integração da escola na comunidade, como pólo de desenvolvimento, consolidar as iniciativas no relançamento da produção escolar e de educação para o amor ao trabalho, o saber fazer e estar na comunidade.
Conforme explicou, esta é uma iniciativa que se deve multiplicar rapidamente, de modo a que os jovens tenham maiores oportunidades de se formarem e se qualificarem para uma actividade de ocupação. "Devemos habilitá-los com vista a encontrar oportunidades de realizarem acções de impacto nas suas vidas e na comunidade, com a formação múltipla ocupacional. As reformas do sistema de ensino exigem, por um lado, uma visão clara sobre o papel da Educação e Cultura no nosso contexto, e, por outro, o papel dos quadros para a implementação do projecto", explicou.
O ministro apontou igualmente que urge assegurar que os professores sejam dotados de métodos cada vez mais produtivos e inovadores, imprescindíveis ao bom desempenho e desenvolvimento de competências profissionais para a preparação científica, técnica, social e cultural das novas gerações, para o desenvolvimento de valores, atitudes e práticas que contribuam para a participação activa do estudante nos desafios que se colocam.
O III Conselho Coordenador do Ministério de Educação e Cultura, que vem decorrendo desde a última quarta-feira na vila de Ulónguè, sede distrital de Angónia, no norte da província de Tete, está a aprofundar uma abordagem sobre o estágio actual da implementação dos novos cursos de formação de professores, do novo currículo do ensino primário e das reformas de educação técnico-profissional e vocacional e do programa de construções escolares.
Igualmente, está sendo objecto de análise na reunião, que hoje termina, a estratégia do ensino secundário geral e a transformação curricular do ensino secundário, plano de implementação e investimento para 2008, entre outros aspectos pontuais.
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