TENDO como perspectiva salvaguardar a verdade desportiva, uma vez que somente na derradeira jornada serão conhecidos os apurados para a fase final, a Confederação Africana de Futebol (CAF) decidiu marcar para o mesmo dia e à mesma hora os encontros do Grupo VII, onde três selecções, entre elas os "Mambas", ainda aspiram a qualificação para o CAN Gana-2008. Deste modo, os dois desafios, designadamente Tanzania-Moçambique e Senegal-Burkina Faso, terão lugar no dia 8 de Setembro próximo, um sábado, às 17.00 horas TMG, isto é, 19.00 de Maputo e 20.00 de Dar-es-Salaam.
Com Senegal e Tanzania no comando, com o mesmo número de pontos, e Moçambique a seguir, com menos dois, realmente, este grupo apenas conhecerá o seu representante na última ronda, daí, justamente, a CAF optado pela efectivação dos jogos em simultâneo. Para os senegaleses, que recebem Burkina Faso, em Dacar, e partem como principais favoritos à qualificação, nada se alterará quanto ao horário, pois estão no mesmo fuso do Tempo Universal, a hora londrina, do mítico "Big Ben", pelo que jogarão às 17.00 horas do seu país.
Quanto ao confronto que envolve a nossa selecção, sem nenhum dado em relação aos tanzanianos face à sua bagagem de jogos nocturnos, é preciso referir, com alguma apreensão, a questão dos "Mambas", pois os atletas que actuam intramuros têm um grande défice de partidas à luz artificial, situação que lhes poderá complicar sobremaneira. Mesmo assim, acredita-se numa rápida adaptação a este condicionalismo, até porque em Dacar e Ouagadougou também jogaram à noite.
Entretanto, de acordo com a deliberação da CAF, outros três grupos efectuarão, igualmente, os seus jogos da última jornada no mesmo dia e à mesma hora, obedecendo o seguinte:
- Gâmbia-Argélia e Guiné-Cabo Verde, dia 9 de Setembro, às 17.00 TMG, para o Grupo VIII
- Togo-Mali e Serra Leoa-Benin, 8 de Setembro, pelas 15.30 TMG, Grupo IX
- RD Congo-Líbia e Etiópia-Namíbia, 8 de Setembro, às 14.30 TMG, Grupo X.
Interessada em evitar possíveis jogadas extras, a CAF chama a atenção aos comissários dos jogos para a escrupulosa observância da hora do início dos desafios, assim como para a necessidade de o tempo de intervalo não exceder os 15 minutos.
Paralelamente, procedeu já à indicação dos comissários e dos árbitros para esta derradeira ronda. No Tanzania-Moçambique, o delegado da CAF será Hussein Fadoul, de Djibouti, e o trio de arbitragem de Marrocos, chefiado por Guezzaz Mohamed, coadjuvado por Quarqori Abdelhak e Harak Driss. O quarto árbitro chama-se John Longional e é tanzaniano.
Entretanto, Feizal Sidat, presidente da Federação Moçambicana de Futebol, foi indicado para comissário da CAF no jogo entre África do Sul e Zâmbia, a realizar-se em Joanesburgo e a contar para o Grupo XI.
Yahoo! oneSearch: Finally, mobile search that gives answers, not web links.
Sem comentários:
Enviar um comentário