"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 27 de julho de 2010

Superlotação das cadeias preocupa comissão da AR

A COMISSÃO dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade da Assembleia da República defende a necessidade de se encontrarem mecanismos de ressocialização dos reclusos durante o cumprimento das penas.
Maputo, Terça-Feira, 27 de Julho de 2010:: Notícias
 

Numa visita efectuada há dias às instituições da justiça, incluindo o respectivo ministério, a comissão constatou o esforço que tem sido realizado com vista a garantir que os cidadãos tenham acesso à justiça.

A visita enquadra-se no âmbito das jornadas parlamentares que a comissão leva a cabo a algumas instituições, cujo objectivo é a apresentação da comissão, conhecimento das instituições, avaliação conjunta do estágio da legalidade e dos direitos humanos no país e  busca duma melhor articulação.

No Ministério da Justiça, a comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade da Assembleia da República foi pormenorizadamente infirmada sobre a missão, atribuições e actividades da instituição de médio prazo e as previstas no âmbito do Plano Económico e Social de 2010.

Foram visitadas as cadeias central de Maputo, de máxima segurança e a feminina de Dhlavela. Na ocasião, os reclusos apresentaram as suas preocupações que incluem a necessidade de ocupação útil, formação profissional, prática desportiva, assistência médica e medicamentosa regular, falta de transporte para deslocação aos tribunais e hospital, períodos longos de detenção sem julgamento, multiplicidade de causas de dilação de prazos de cumprimento de penas, morosidade de julgamentos e aplicação de penas pesadas.

Foram igualmente visitados o Centro de Formação Jurídica e Judiciária, a Direcção Nacional dos Registos e Notariado e o Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica. A comissão recomendou a necessidade de reabilitar as infra-estruturas prisionais, construção de infra-estruturas prisionais que tenham em conta a missão ressocializante das cadeias, repensar o Centro de Formação Jurídica e Judiciária e tipos de cursos a ministrar, bem como uma reflexão sobre o direito de acesso a uma justiça célere e efectiva.

Recomendou ao Ministério da Justiça para que reflicta internamente sobre os critérios e mecanismos de aquisição da nacionalidade.



--
(MiradourOnline)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry