Em preparacao desta visita, o primeiros-secretário do Comité Provincial do Partido Frelimo, Henriques Bongece, escalou semana passada os distritos de Chibabava e Nhamatanda, onde orientou encontros populares, bem como avaliou o desempenho dos governos locais e acompanhou o funcionamento dos órgãos partidários.
A falta de emprego e a escassez de água, a prevalência da criminalidade, a intransitabilidade de algumas vias, a exiguidade de unidades sanitárias e escolares foram alguns dos pontos que a população apresentou ao dirigente partidário como sendo as suas principais preocupações.
No distrito de Chibabava, por exemplo, o Comité Distrital do partido disse no informe apresentado na sessão havida na sede do posto administrativo de Goonda que ainda se verifica a insuficiência de bombas de água, há necessidade de aumento das redes escolar e sanitária e extensão de energia eléctrica para as localidades.
A população clama igualmente pela introdução do Ensino Pré-Universitário, construção de uma ponte móvel sobre o rio Búzi, concretamente entre a sede distrital e o povoado de Chinhica, bem assim a reabiliitação da estrada Muxúnguè/sede do distrito, actualmente terra batida.
Por outro lado, a população de Mutindiri, apresentou, entre outras preocupações, a questão da criminalidade bem como a falta de pagamento de pensões aos antigos combatentes.
Enquanto isso, no distrito de Nhamatanda, Henriques Bongece também foi confrontado com idênticos problemas bem como a falta de medicamentos, do sistema de frio no Hospital Rural e de postos de socorro em alguns locais já identificados.
Outros problemas têm a ver com a falta de emprego e insuficiência de enfermeiros, o que, na opinião de alguns residentes, propicia o mau atendimento nos hospitais, para além da exiguidade de postos policiais e existência de indícios de corrupção no seio da corporação.
Para o primeiro-secretário do Comité Provincial da Frelimo, estes problemas todos só poderão encontrar solução quando todos os moçambicanos continuarem unidos na luta contra a pobreza, através do seu engajamento na produção e produtividade. Quanto aos outros aspectos apontados pela população como constituindo entraves ao desenvolvimento, Bongece disse que o Governo está a trabalhar na resolução paulatina dos problemas que ainda afligem a população.
"Muitos destes problemas podem ser localmente resolvidos como são os casos da criminalidade e falta de emprego" - disse, apontando a necessidade de haver maior colaboração entre as comunidades e autoridades policiais, bem como o incremento do empreendedorismo.
NOTA: Guebuza pode estar a ir para Sofala acossado pelo manto das casas que o seu partido (Frelimo) quer tirar aos munícipes da Beira e exacerba a tenção entre as partes, e, quiçá, debalde Frelimo lutava contra a maré.
--
(MiradourOnline)
Sem comentários:
Enviar um comentário