"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

domingo, 25 de julho de 2010

A propósito do apresentador da TV Miramar

SR. DIRECTOR!

A sociedade moçambicana está cada vez mais confrontada com indivíduos com mentes falidas, anti-sociais e imoralistas que falsamente identificam-se como benfeitores. Trata-se de indivíduos galácticos que se intitulam sábios e VIP's, os ditos meninos da praça, dos midias e intocáveis. Estamos confrontados com indivíduos que se julgam ter o mundo nas mãos. Os mesmos são prevaricadores na via pública, só pelo simples facto de possuírem um determinado poder. Falando do poder, Samora Machel lá dizia: (...) O poder não se fragmenta. O poder não é constituído por grãos de areia arbitrariamente separados(...) e não se brinca com ele. Quer dizer, que se alguém o detém deve aproveitá-lo o máximo possível e não deve de algum modo abusá-lo.

Maputo, Sábado, 24 de Julho de 2010:: Notícias
 

O que acontece, muitas vezes, é que os nossos concidadãos aproveitam-se do poder para criar um ambiente de caos, instabilidade e atropelando impiedosamente aquilo que eu chamo de valores morais e sociais.

Não gostaria de lembrar certos assuntos, mas não tenho outra alternativa, pois o que irei retratar a seguir suscitou-me recuar para o passado. Lembram-se dos casos xitilo xa bobi e tabasily que geraram polémica na praça nestes dois últimos anos??? Casos que socialmente diagnostiquei como erosão dos valores morais e sociais! Foram dois casos moralmente condenados pela sociedade.

Ok, agora vamos entrar directamente no assunto. Há dias atrás, meu telefone tocou insistentemente e no momento encontrava-me no chapa e, não é costume atender nessas circunstâncias quando há muito barulho, mas o telefone continuou a tocar. Era o meu amigo Jaimito que me ligava. Balbuciei xitilo o que é que o jovem quer, pela tanta insistência(?) e acabei atendendo mesmo com o barulho de música e do chapa que tinha péssimas condições mecânicas. Pus o telefone no tímpano e disse aló Jaimito, boa tarde e ele – boa tarde, tudo bem mermão. Há biffs sérios...há biffs mermão. Fiquei perplexo, questionando-lhe: que biffs são esses porque os biffs são normalmente servidos das 17 às 19 horas no programa "Atracções" da Televisão Miramar por Fred Jossias, que se intitula o puto mais fofo da SADC(????). O jovem insistiu dizendo — há biffs sérios mermão, O REI DOS BIFFS ESTÁ BIFFADO mermão. Eu disse: meu caro troca lá isso em quinhentas. O jovem detalhou-me a informação de que o rei dos biffs encontrava-se encarcerado a ver o sol aos quadradinhos. Eu perguntei-lhe: mas como meeuuu se o jovem não rouba nem é criminoso, só é fanfarrão? Ele disse: é sério mermão.

Posto isto, eu já estava quase a chegar ao meu destino e eu disse-lhe para desligar que iríamos conversar cara-a-cara para me explicar com detalhes o sucedido e desliguei o telefone, já com a mão a reclamar. Reflecti um pouco e ocorria-me a ideia de que era tolice do jovem, podia não ser uma informação verídica.

Quando cheguei a casa, coloquei o sinal da rádio e por coincidência passava a notícia que dava conta que o rei dos biffs está a contas com a polícia, mas o locutor não avançou com mais detalhes.

Assim, procurei Jaimito e na qualidade de bom anfitrião serviu-me o "banquete delicioso". Detalhou-me a informação. O Fred Jossias apresentador do programa "Atracções" está a contas com a polícia, alegadamente por: 1) não ter respeitado o sinal dos semáforos; 2) condução ilegal; 3) estado de embriaguez; 4) e pior, ter acidentado. Fiquei incrédulo e reconheci que, de facto, era um biff delicioso.

À semelhança dos casos xitilo xa bobi e tabasily, este é uma verdadeira erosão dos valores morais, um atentado à saúde pública e mau exemplo para sociedade.

Reconheço que o jovem por vezes tem actos de benevolência, como por exemplo, quando recuperou uma criança que supostamente tinha sido roubada. Além disso, nos últimos dias mostrava mudança nas suas reportagens identificando-se um pouco com alguns problemas que a sociedade enfrenta. Tudo bem, até ai é positivo é um bom sinal. Contudo, lamento o facto de o jovem ser um prevaricador e detractor da via pública. Um marginal fora da lei. Bem, segundo algumas informações o jovem era um menino da rua. Apesar disso, o jovem tinha que aceitar a mudança. Até vale a pena ser um menino da rua! Ele passou de menino de rua e aproxima-se para estágio mais avançado — um verdadeiro bicho selvagem e monstruoso.

Acidentar é o fenómeno social que acontece para qualquer um. Eu não lhe condenaria por isso. Mas andar à margem da lei é condenável. Ninguém deve estar acima da lei. Se a Constituição da República consagra a igualdade de direitos, todos nós devemos cumprir a lei, a ordem pública e temos iguais deveres e obrigações. Quer dizer que se sou músico, apresentador de televisão, deputado, médico, escritor, etc. não significa que não devo respeitar a ordem social, pois todos somos iguais perante a lei.  Uma coisa que me intriga é que o jovem conduz há bons anos à margem da lei com tanta facilidade de obter uma carta de condução. Ou será que não têm dinheiro para tal? Ou ainda não tem tempo para aprender a conduzir?

Enfim, o rei dos biffs está biffado. Biffar os outros anima, mas ser biffado dói. A título de ilustração, quando a STV filmou a entrada do réu no tribunal, o realizador do programa "Atracções" mandou um sinal obsceno para a equipa em serviço, de acordo com a descrição da minha amiga Zunguza na sua peça de reportagem.

A justiça decretou a sentença de 70 dias para o prevaricador. Até foi poupado, na qualidade de figura pública devia ter a pena máxima de 6 meses por condução ilegal para servir de mais um exemplo para os outros putos VIP's.

Não tenho nada contra o jovem. Até por mim devia se transferir o sinal para os calabouços para continuarmos a deliciar do "nosso programa Atracções"!!! O problema é que o Fred é insubstituível. Quem irá nos servir o banquete delicioso???!! Não existe outro se não o puto mais fofo da África Austral! Se aparecer outro é Dubai.

Força mermão Fred! Esta é uma fase que vai passar, o mais importante é ter saúde e vida.

  • António Muchanga


--
(MiradourOnline)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry