"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

domingo, 25 de julho de 2010

Apelos do ministro da Saúde contrariados: Funcionários do Hospital Provincial de Quelimane atendem mal os doentes

A má serventia foi comunicada ao Canalmoz pelos próprios utentes. E o director local, Jorge Arroz, diz ser novo na direcção, mas promete envidar esforços para contornar o mal. Enquanto isso, reconhece haver ruptura de stock de diferentes medicamentos.

Maputo (Canalmoz) – O ministro da Saúde está a ser contrariado em Quelimane. Os funcionários afectos aos sectores de maternidade, banco de socorros e laboratórios, no Hospital Provincial de Quelimane, atendem mal os pacientes.
O mau atendimento ocorre também em outros sectores da referida unidade hospitalar. Segundo os utentes daquele hospital, no intervalo entre as 20 e 23 horas não existe pessoal quer de enfermagem, quer serventuário para atender os doentes.
Entretanto, são estas e outras anomalias que Ivo Garrido quer ver combatidas nos hospitais moçambicanos, mas há funcionários que continuam a não tomar conta do recado.
Outro ponto considerado gritante e que foi comunicado ao Canalmoz tem a ver com a falta de quase todo tipo de medicamento naquele hospital. O cenário verifica-se mais nos últimos tempos, principalmente para doentes que padecem de enfermidades como diabetes, malária, doenças respiratórias, de entre outras.
Alguns utentes e pacientes residentes em Quelimane contaram-nos também que no sector da saúde local não existe pronta intervenção em caso de problemas, o que torna os serviços uma lástima.
Contactado o director do Hospital Provincial de Quelimane, Jorge Arroz, para explicar o que se relata da sua circunscrição, disse ser difícil controlar esse tipo de situações uma vez que está apenas há sensivelmente um mês e meio a exercer o cargo.
Jorge Arroz disse ainda que já começou a trabalhar no sentido de contornar casos de mau atendimento. Quanto à falta de stock de medicamentos, Arroz declarou que constitui verdade, mas é uma crise que acontece poucas vezes e dura pouco tempo. "A falta de medicamentos nos serviços tem ocorrido no intervalo de uma semana e depois sana-se", disse.

Já está a ser administrada a vacina BCG

O Canalmoz reportou na edição anterior (Canalmoz nº 249 de 21 de Julho de 2010) que havia falta de vacinas para recém-nascidos no Hospital Provincial de Quelimane. Na altura, Jorge Arroz não pôde falar sobre o assunto devido a imperativos de agenda de trabalho.
Jorge Arroz reconheceu a crise e disse que já está ultrapassada. A vacina BCG começou a ser administrada aos bebés recém-nascidos a partir de ontem. O director explicou que a falta daquele medicamento injectável no Hospital Provincial de Quelimane foi por quase duas semanas.
Por seu turno, o director provincial da Saúde na Zambézia, Alberto Baptista, também confirmou à nossa reportagem que houve falta da vacina BCG devido à falta de comunicação entre o pessoal do hospital e do armazém local.

(Conceição Vitorino)


2010-07-23 07:22:00


--
(MiradourOnline)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry