"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 7 de julho de 2010

País poderá alcançar Objectivos de Desenvolvimento do Milénio até 2015

- 6-Jul-2010 - 15:10


Moçambique poderá atingir a maioria dos indicadores visando alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) em 2015, mas o VIH/Sida e mudanças climáticas continuam preocupantes, disse hoje o representante da ONU no país, Ndolamb Ngokwe.


As Nações Unidas e jornalistas reuniram-se hoje em Maputo para falar sobre o estágio dos oito ODM traçados pela ONU em 2000, com o propósito de melhorar as condições de vida da população mundial.

Ndolamb Ngokwe considerou que, "de modo geral, Moçambique registou progressos na maioria dos indicadores" e, "no que diz respeito aos indicadores da Mortalidade Materna, parece que Moçambique vai atingir a meta".

A quinta Meta do ODM estabelece que, dentro de cinco anos, os Estados membros da ONU reduzam em três quartos a taxa de mortalidade materna, aumentando a proporção de partos assistidos por pessoal de saúde qualificado.

"Eu acho que, de facto, é possível (alcançar os objectivos até 2015) em muitas das metas, primeiro porque muitas delas têm a ver com a prioridade nacional", disse o coordenador residente da ONU em Moçambique.

"Moçambique quer reduzir a pobreza e muitas das metas (dos ODM) têm a ver com isso. É neste sentido que acho que, com a vontade política que existe, estratégias apropriadas e intervenções adequadas, Moçambique pode fazer um esforço para se aproximar o mais possível das metas", disse Ndolamb Ngokwe.

Contudo, o responsável disse existirem áreas que "necessitam de esforços muito especiais" e que devem continuar a ser de "alta prioridade": o sector de sustentabilidade ambiental e o VIH/Sida.

"A área de sustentabilidade ambiental precisa de esforços especiais, sobretudo agora com as mudanças climáticas precisamos de um esforço muito especial. A outra área que deve continuar de alta prioridade tem a ver com o VIH/Sida, porque este é o maior desafio para o desenvolvimento de Moçambique. Então, atingir as metas com relação ao VIH/Sida vai também ajudar a atingir outras", considerou.

Aprovado por líderes mundiais no ano de 2000, os ODM são globais e locais, tendo sido adaptados por cada país para atender às necessidades específicas de desenvolvimento.

Os oito ODM, a serem alcançadas até 2015, subdividem-se em 21 metas quantificáveis que são medidos por 60 indicadores.


--
(MiradourOnline)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry