Luanda – A República da Zâmbia vai assumir a presidência, a partir de Agosto deste ano, do Órgão de Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), disse domingo, em Luanda, o ministro do Interior Roberto Leal Monteiro "Ngongo".
Em declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Roberto Leal Monteiro, explicou que a decisão foi tomada durante a reunião do referido órgão que decorreu de 21 a 23 do corrente mês na capital moçambicana (Maputo).
O governante considerou o encontro de proveitoso, referindo que "conseguimos discutir todas as preocupações levadas para reunião, e fazer uma avaliação do que foi feito durante a presidência de Moçambique".
No âmbito da polícia, argumentou, os peritos concluíram que o processo de integração das estruturas da SARPCCO no comité Inter- Estatal de Defesa e Segurança foi satisfatório, tendo em conta as emendas efectuadas na Cimeira de chefes de Estados e do Governo ao tratado da SADC e ao protocolo sobre cooperação na Área de Defesa e Segurança.
Os órgãos de Política, Defesa e Segurança, bem como de Política e Diplomacia da organização reúnem bianualmente ou em função das necessidades dos seus membros.
A SADC está constituída por Angola, Botswana, Lesotho, Moçambique, Ilhas Maurícias, Ilhas Seycheles, Malawi, Namíbia, Suazilândia e Madagáscar, actualmente suspensa. ANGOP
-- (MiradourOnline)
Sem comentários:
Enviar um comentário