Maputo, Moçambique, 27 Jul - O projecto de construção de uma central termoeléctrica associada à exploração de carvão mineral em Benga, província de Tete, entrou na fase de negociação com potenciais consumidores de energia, de acordo com o diário Notícias, de Maputo.
Citando uma fonte da empresa australiana Riversdale Mining, o jornal adianta que as negociações estão bastante avançadas, prevendo-se que fiquem concluídas o mais tardar até Outubro próximo.
A empresa australiana, concessionária das minas de Benga, diz ter concluído os estudos que confirmam a viabilidade económica e ambiental do projecto da central térmica, cujo valor inicial está orçado em 1,3 milhões de dólares.
Os dados avançados pela fonte indicam que, numa primeira fase, a central térmica de Benga deverá produzir 500 mw de energia usando como matéria-prima cerca de 1,3 milhões de toneladas de carvão, devendo aumentar a capacidade até 2014, quando a mesma estiver a funcionar em pleno.
As negociações com os futuros consumidores de energia de Benga arrancaram depois que a companhia australiana recebeu, no ano passado, o aval do governo de Moçambique para iniciar a busca de parceiros para a execução do projecto de instalação da central que deverá assegurar o aproveitamento do carvão mineral não-exportável.
Fonte governamental moçambicana disse ao jornal que a entrada em funcionamento da central de Benga vai contribuir para o aumento da produção de energia eléctrica no país, o que exigirá um maior empenho do Executivo na busca de investidores que queiram desenvolver indústrias cujo funcionamento dependa de energia. (macauhub)
--
(MiradourOnline)
"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,
VOA News: África
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Angola24Horas
Últimas da blogosfera
World news: Mozambique | guardian.co.uk
BEM-VINDO
Frase motivacionais
Turismo & musica
Livros e manuais
http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry
Sem comentários:
Enviar um comentário