"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Reflectindo sobre navegação do rio Zambeze

SR. DIRECTOR!

Para preencher as muitas horas de ócio, volto-me para o televisor que nos canais habituais de língua portuguesa, que custam um balúrdio, onde aparece quase só o Mundial de 2010 e a apetitosa culinária portuguesa de farta-brutos, que, seguindo-a, a saúde vem acusá-la mais tarde.

Maputo, Quarta-Feira, 7 de Julho de 2010:: Notícias

Na imprensa moçambicana deparo com quase todos os jornais a mobilizar técnicos e não técnicos para dizerem se o "Rio Zambeze é navegável ou não".

Não sendo eu técnico tenho, contudo, a dizer que a Missão do Fomento e Povoamento do Zambeze, que veio de Lisboa directamente para Tete e aqui permaneceu longos anos em diversificados e aprofundados estudos que culminaram com a construção de Cahora Bassa. Mais tarde, a missão foi extinta e constituído o GPZ- Gabinete do Plano do Zambeze, mas nessa altura para os dirigentes se fixarem em Lisboa.

Os exaustivos e profundos estudos sobre o Zambeze, isto é, sobre a navegabilidade do rio, transmitiram-nos por "herança" a Hidrotécnica Portuguesa, empresa privada com sede em Lisboa.

É pois de crer que a Hidrotécnica Portuguesa esteja em condições de proporcionar a colaboração que o país procura.

No tempo colonial dos estudos das barragens, tornou-se público que o Zambeze não era comercialmente navegável.

Nessa altura, a Companhia Carbonífera de Moçambique, sucessora da Societé Miniera, Carbomoc depois da independência, estava em negociações com o Japão para o fornecimento de 10 milhões de toneladas de carvão por ano, que seria transportado para o Porto da Beira onde seria construído um cais. Seria construída também mais uma via férrea, ao lado da que existia e ainda existe, mas as duas electrificadas com energia então esperada de Cahora Bassa.

Um comboio, com locomotiva a carvão, carrega 1.000 toneladas de cada vez e apenas ocupa um maquinista, um fogueiro e um condutor.

O rio Zambeze, que foi navegável durante centenas de anos no tempo colonial, mas antes da linha férrea que pôs fim a navegação do rio, usava barcos de fundo chato, tipo Mississipi, com uma lancha de 100 toneladas de cada lado, e uma caldeira a vapor, de lenha, demorava 18 dias de Chinde a Tete e apenas 4 dias de Tete a Chinde.

Mas a navegação só era possível de dia e só durante seis meses no ano, porque os barcos, mesmo de fundo chato, não conseguiam navegar na época seca.

Não havia e nunca houve canais dragados e por isso, os pilotos, moçambicanos experientes, com os olhos de lince, seguiam com muita atenção os canais naturais.

Talvez agora, com motores a gasóleo ou caldeiras a carvão, a potência em futuros barcos seja maior, mas, pergunta-se: Quanto será o custo e a manutenção de canais permanentes de navegação? Quanto custará o porto oceânico na foz do rio a construir sobre biliões de toneladas de matope?

Se os exportadores de carvão vierem a optar pelo Zambeze, o país fica sem rio, porque não será possível desviar a água para futuras e tão necessárias irrigações, nem fazer qualquer outro aproveitamento com as permanentes brigadas de dragagem na sua actividade.

O que o país não deverá esquecer

Quando a Missão de Fomento e Povoamento do Zambeze, ao dar públicas contas dos estudos que ia fazendo, anunciou o estudo de Cahora Bassa, logo os retrógrados políticos portugueses perguntaram, de modo crítico, para quê uma barragem com essa grandeza se Moçambique não gasta energia? Tendo-lhes sido respondido que a finalidade principal não era a energia mas a irrigação, pois Moçambique tem imensas extensões de terra arável, mas sem água, e tem população que a pode agricultar com sucesso.

A barragem foi feita, veio a independência, passaram já décadas e não se fala sequer em irrigações com águas do Zambeze, que seria uma eterna riqueza para os moçambicanos pois o rio não deixará de correr e a desmedida aglomeração populacional das cidades, que se traduz no desemprego e criminalidade, se as extensões agricultáveis tivessem água, mudaria de vida.

Não era necessário vender energia hídrica ao estrangeiro, poderíamos fornecer energia de centrais térmicas a funcionar com carvão de queima em vez de o exportar.

Sem terras irrigadas, aos que se amontoam nas cidades falta coragem para ir para o campo sem chuvas.

  • Fernando Camunto


--
(MiradourOnline)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry