Inicialmente prevista para acontecer no dia 27 de Julho, terça-feira, a cerimónia de abertura da 6ª edição do Festival Nacional da Cultura, em Chimoio, foi adiada para o dia 28 do mesmo mês, prolongando, consequentemente, a data do seu término. Mas as autoridades organizadoras garantem que "está tudo apostos para o arranque, na quarta-feira", do festival cujo lema é "2010, ano internacional de aproximação de culturas".
Efectivamente, algumas delegações provinciais ainda não se encontram na capital da província de Manica, mas o argumento usado para justificar o adiamento daquele que é considerado o maior evento cultural do país é a ausência do chefe de Estado. Aliás, a medida visa, dizem, permitir que o Presidente da República, Armando Emílio Guebuza, que se encontra na Cimeira da União Africana, em Kampala, capital da Uganda, participe do evento.
No entanto, sabe-se, que a falta de transporte e avaria de alguns veículos são principal motivo para o adiamento. A decisão foi comunicada nas primeiras horas de hoje, isto é, um dia antes da data marcada para o arranque do festival.
Os organizadores do evento dizem que todas as condições logísticas e infra-estruturais já estão garantidas para acolher os mais de 800 artistas e técnicos oriundo de todas as províncias do país. São esperados em Chimoio proeminentes figuras das esferas cultural, social e política, bem como representantes diplomáticos e da sociedade civil, incluindo convidados dos vários segmentos da sociedade, além de artistas e personalidades estrangeiras que estarão em Manica.
Os membros da comissão central de preparação do evento já se encontram naquela capital, estando a trabalhar em coordenação com a Comissão Provincial dos Grandes Eventos e Datas Comemorativas, uma instituição criada pelo Governo local para atender aos diversos eventos de caris nacional.
Refira-se que as cerimónias de abertura e encerramento do evento serão dirigidas por Armando Guebuza, e terão lugar no Estádio Municipal de Chimoio.@verdade--
(MiradourOnline)
Sem comentários:
Enviar um comentário