"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Moçambique em desvantagem no comércio internacional Desafio é melhorar a balança de pagamentos – afirma Aiuba Cuereneia, ministro da Planificação e Desenvolvimento

As exportações decaíram 26% em 2009, "justificado pelo impacto da crise financeira internacional", enquanto as importações cresceram cerca de 8%

Maputo (Canalmoz) - O ministro da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia, disse que o actual estágio da balança de pagamentos preocupa o Governo e há necessidade de melhorar o desempenho da economia nacional através da criação de mecanismos que possam catalisar as exportações.
Mas, o melhoramento das exportações está condicionado pela produção que, segundo dados, ainda está muito aquém do desejado e necessário para que Moçambique saia da situação reconhecida por Cuereneia. Segundo o balanço do Plano Económico Social (PES), o volume das exportações nacionais reduziu significativamente em 2009, em relação ao ano anterior, determinando a deterioração da balança de pagamentos de Moçambique no comércio internacional, que já vinha sendo negativa.
As exportações decaíram 26% no ano passado, "justificado pelo impacto da crise financeira internacional", enquanto as importações cresceram cerca de 8%. No início do ano passado, o Governo previa a exportação total de bens nacionais correspondentes a 2.926 milhões de dólares norte-americanos, o que representaria um aumento de 10% em relação às exportações num valor correspondente a 2.688 milhões de dólares em 2008. Mas, até Setembro de 2009, o desenrolar do comércio com outros países obrigou o Governo a reajustar as previsões para 1.951,3 milhões de dólares, que seriam alcançados até Dezembro do ano findo, o que representa a queda das exportações em 26%, comparado com 2008.
Perante este cenário, o ministro da Planificação e Desenvolvimento afirma ser necessário incrementar as relações económicas externas, e desenvolver acções que promovam o potencial de Moçambique, a nível das áreas de investimentos, pois, segundo disse, Moçambique tem grande potencial no sector pesqueiro, agro-processamento e no sector mineiro. (Matias Guente)


2010-07-06 07:14:00


--
(MiradourOnline)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry