"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

No Médio Oriente: Rice considera Irão maior ameaça aos EUA

A SECRETÁRIA de Estado norte-americano, Condoleezza Rice, disse, ontem, que o Irão é a “maior ameaça no Médio Oriente”, momentos antes do início de um périplo diplomático pela região a busca de um apoio para o plano de paz de Washington.

Rice e o seu colega da Defesa, Robert Gates, reuniram-se ontem com ministros dos países árabes na estância balnear de Sharm El-Sheik, no Egipto.


“Não há dúvida, acho, que o Irão constitui o mais importante desafio, como país, aos interesses americanos no Médio Oriente e ao tipo de Médio Oriente que queremos ver”, declarou Rice, numa escala em Shannon, na República da Irlanda.

[Condoleezza Rice]

A viagem realiza-se dias depois do anúncio de uma ajuda militar de 63 biliões de dólares a países aliados dos Estados Unidos na região.


Tanto a ajuda quanto a viagem fazem parte de uma iniciativa americana de reduzir a influência do Irão, da Síria e do grupo libanês Hezbollah nos países vizinhos.


Com o seu programa nuclear e sua credibilidade junto dos grupos militantes xiitas, o Irão há muito tempo está entre as preocupações de Washington.


No domingo, o embaixador americano na ONU, Zalmay Khalilzad, acusou a Arábia Saudita de prejudicar os esforços para a estabilidade do Iraque.


Na sua primeira viagem conjunta, Rice e Gates visitarão juntos ainda a Arábia Saudita, e outros países separadamente.


O secretário de Defesa disse que os Estados Unidos querem “assegurar a todos os países que as políticas (da Casa Branca) para o Iraque consideraram e continuarão a considerar a segurança e a estabilidade regional como altíssima prioridade”.


Mas um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammed Ali Hosseini, acusou os Estados Unidos de prejudicarem as boas relações entre os países da região.


Para o Irão, as políticas americanas no Médio Oriente difundem o medo.


O Egipto, Israel e Arábia Saudita são os principais beneficiados pelo acordo de ajuda militar anunciado pelo Governo norte-americano. O pacote de apoio militar precisa ser aprovado ainda pelo Congresso.



Fonte: Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry