Segundo um comunicado divulgado quinta-feira em Maputo pelo Ministério da Defesa de Moçambique, Leslie Rowe esclareceu o Governo de que "as informações de que no norte de Moçambique existem bases de treino de terroristas da Al-Qaeda não são oficiais, portanto, não são das autoridades dos EUA, mas de uma organização não-governamental que agiu segundo os seus próprios critérios".
No início do mês, o jornal sul-africano "Sunday Times" noticiava a existência de três campos de treino para terroristas (nomeadamente da Al-Qaeda) em Moçambique, nas províncias de Tete, centro, e Nampula, norte, com base num relatório entregue pela Fundação NEFA, organização norte-americana não-governamental, ao congresso dos EUA.
No documento, o diretor da NEFA, Ronald Sandee, alertava as autoridades para a possibilidade de ocorrerem ataques terroristas na África do Sul, durante o "Mundial" de Futebol, perpetrados por membros da Al-Qaeda e da Al-Shabaab, treinados em Moçambique.
Confrontado com as informações divulgadas pelo "Sunday Times", o porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), Pedro Cossa, negou a existência de campos de treino para terroristas no país.
"Conhecemos o país em que vivemos e não há campo nenhum da Al-Qaeda em Moçambique", garantiu Pedro Cossa, que acusou algumas fontes e pessoas de "não estarem interessadas em que o Mundial seja um sucesso, dizendo que há problemas de segurança".
De acordo com o comunicado do Governo de hoje, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM), Leslie Rowe esclareceu a situação na quarta-feira, num encontro com o ministro moçambicano da Defesa Nacional, Filipe Nyussi, que se mostrou "preocupado" com as informações que circulavam.
O próprio Presidente moçambicano, Armando Guebuza, já tinha manifestado, durante a Cimeira África-França, em Nice, a necessidade de "os órgãos ligados à defesa e segurança em Moçambique estarem muito atentos a essas questões", apesar de considerar "improvável" a existência de campos de treino para terroristas no país.
Sem comentários:
Enviar um comentário