Maputo (Canalmoz) – Na lista dos cidadãos estrangeiros que mais gastam em compras na Africa do Sul, os moçambicanos estão na terceira posição, superados apenas por britânicos e norte-americanos. Os dados são da “Visa”, que contabilizou as compras efectuadas no “país do rand”, no primeiro trimestre deste ano.
Segundo as estatísticas da “Visa”, no primeiro trimestre de 2010 o volume de compras de cidadãos estrangeiros, através de cartões de crédito / débito, atingiu 566 milhões de dólares. Deste valor, os britânicos contribuíram com 26%, seguidos por norte-americanos, com 15%, enquanto os moçambicanos contribuíram com 5% dos 566 milhões de USD, superando cidadãos de países ricos tais como a Alemanha (4%) e a França (4%).
A “Visa” é uma associação de cerca de 21 mil instituições financeiras de todo o mundo, que fornecem cartões crédito / débito com a marca “Visa”.
Além disso, no “Top
A publicação da “Visa” foi para mostrar o quanto aumentou o volume de compras com a aproximação do campeonato mundial de futebol na África do Sul, mas, a partir dos dados, é possível tirar a conclusão de que uns certos moçambicanos não são tão pobres como se afirma nos discursos políticos internos.
Na verdade, os dados podem ser uma revelação da nua e crua realidade da disparidade de rendimento entre os moçambicanos. Enquanto uns são tão pobres que não sabem o que irão comer no dia seguinte, ou nem conseguem pagar a corrupção para serem atendidos atempadamente nos Serviços de Urgências do HCM, outros são tão ricos que lideram as compras no estrangeiro.
(Borges Nhamirre)
2010-06-18 07:08:00
Comentário: Os moçambicanos que lideram as compras na RSA são estes que militam muitas vezes nos meandros do crime organizado e estão bem envolvidos com um determinado partido. Por isso, não nos caia a ideia de que é riqueza conquistada com esforço e honestidade essa que foi ‘baldeada’ via ‘visa’ no país do Rand.
Sem comentários:
Enviar um comentário