"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 3 de julho de 2012

“Recondução de Guebuza à presidência do partido Frelimo é naturalíssima”



Mariano Matsinha revelou que as negociações que culminaram com a assinatura dos históricos Acordos de Lusaka, a 7 de Setembro, não foram com o Governo provisório português, mas, sim, com o Movimento das Forças Armadas, MFA.  
Numa altura de contagem regressiva rumo ao X Congresso do Partido Frelimo, a ter lugar no próximo mês de Setembro, na cidade de Pemba, em Cabo-Delgado, destacados membros deste partido desdobram-se em declarações públicas de apoio ao presidente do partido, Armando Guebuza. É um claro cerrar de fileiras em torno de Armando Guebuza, visando desmoronar qualquer estratégia de alguns sectores da Frelimo que defendem um novo ciclo na liderança do partido.
Ontem, foi a vez do veterano de Luta de Libertação Nacional e membro do Comité Central da Frelimo, Mariano Matsinha.  Em declarações ao jornal “O País” momentos após proferir uma palestra aos funcionários da Autoridade Tributária (AT) sobre o 25 de Junho, dia da Independência Nacional, Matsinha disse que haver debate possível sobre o mérito ou não da recondução de Armando Guebuza à direcção do partido.

“É naturalíssimo. Não sei por que as pessoas vão interferir nisso. Ele não disse que ia continuar na presidência da República. Vai continuar a presidir ao partido e, quanto a isso, o partido pode ter um presidente vitalício sem problema nenhum”, disse o veterano da Frelimo que faz parte do poderoso Comité Central há, sensivelmente, 50 anos.
Mariano Mastinha não comunga da ideia de que a existência de dois centros de poder (Guebuza na liderança do partido e um candidato diferente à presidência) pode criar clivagens internas no seio do partido Frelimo. “É verdade que, no passado, o Presidente da República era o mesmo do Partido. Mas, neste caso, o mais importante é que o nosso candidato à presidência da República será da Frelimo e não há espaço para confusão”, afirmou Matsinha, que já ocupou vários cargos nos sucessivos governos de Moçambique.
“Jovens devem ser pró-activos”
Durante a palestra aos funcionários da AT, Mariano Matsinha apelou aos jovens para serem pró-activos e enfrentar os desafios que se impõem na actualidade. Matsinha explicou que, no seu caso particular, abraçou a Frelimo com 26 anos, em 1963, e, se tivessem “esperado pelos velhos de barba branca”, teria sido difícil alcançar a independência nacional. foi preciso os jovens de então “tomarem atitude”.
Disse ainda que os actuais jovens, com destaque para membros da organização da Juventude Moçambicana, OJM, têm sido fiéis continuadores da história de luta pela liberdade, iniciada pela chamada geração de Setembro de 1964.
Acordos de Lusaka
Na referida palestra, Mariano Matsinha revelou que as negociações que culminaram com a assinatura dos históricos Acordos de Lusaka, a 7 de Setembro, não foram feitas com o Governo provisório português, mas, sim, com o Movimento das Forças Armadas, que subiu ao poder na sequência do golpe militar que acabou com o regime de Salazar. 
«O País»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry