"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 18 de julho de 2012

PRM confirma detenção de filho de um general da polícia

Em Beleluane, distrito de Boane, Maputo  

Carlitos Rungo faz parte do grupo que raptou Samir Nishar. Terá sido detido apenas ontem porque no sábado foi visto num restaurante de Maputo

Maputo (Canalmoz) - Depois de ter dito que não sabia que a detenção de quatro indivíduos e a apreensão de duas viaturas na operação de Beleluane, estava relacionada com o casos do rapto de Samir Nishar, finalmente a Polícia da República de Moçambique (PRM) admitiu ontem, embora de forma distorcida, que realmente a detenção de cinco individuos, dentre os quais “um filho de um adjunto de comissário da Polícia”, está relacionado com os casos de rapto nas cidades de Maputo e Matola.
A Policia não disse o nome do jovem filho do general, mas o Canalmoz sabe que se trata de Carlitos (Litos) Rungo.
O porta-voz do Comando Geral da PRM, Pedro Cossa, disse ontem que cinco indivíduos tinham sido detidos, um deles filho de “um adjunto da Polícia e não general” na posse de “13 mil contos em meticais e não 950 mil meticais ou dólares norte-americanos”.
A Polícia não revelou o nome desse adjunto de comissário da Polícia que na verdade é um primeiro adjunto de comissário (uma categoria equivalente a general), nem o nome do filho que está entre os cinco detidos.

A PRM tem estado a tentar escamotear os factos dizendo que foram apreendidos 13 milhões de meticais, e que as detenções ocorreram na cidade da Matola e não em Beleluane, distrito de Boane. Geralmente diz-se que a Mozal está na Matola quando de facto Beleluane é no distrito de Boane e daí virá o equivoco de Pedro Cossa.
Uma informação avançada ao Canlmoz por uma fonte sénior da PRM ao princípio da noite de ontem, dava conta que a Polícia apenas deteve o filho Carlitos Carlos Rungos (Litos) filho do general Carlos Rungo, ainda ontem para se desembaraçar da situação que vem agitando o Comando Geral da PRM e o Ministério do Interior.
É que Carlitos (Litos) Rungo andava à solta. Foi detido no domingo dia 08 de Julho mas porque é filho do oficial superior da PRM Carlos Rungo foi solto. Foi visto no último sábado a almoçar na companhia de amigos, no restaurante Mundos na avenida Julius Nyerere, na cidade de Maputo.
Uma operação da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Beleluane, distrito de Boane, província de Maputo, resultou na detenção de Carlistos Rungo e seus quatro comparsas e na apreensão de duas viaturas de supostos raptores, 950 mil meticais segundo a PRM de Boane, 950 mil meticais de acordo com fontes independentes e agora 13 milhões de meticais na versão do porta-voz do Comando Geral da PRM.
A captura dos criminosos, sabe o Canalmoz, foi resultado de uma perseguição que uma brigada especial de agentes vinha a fazer às viaturas dos criminosos que momentos antes haviam recebido o valor do resgate e libertado Samir Nishar.
O chefe das Operações do Comando Distrital da PRM de Boane, inspector Afonso Ruco, havia confirmado em declarações dia 09 de Julho em exclusivo ao Canalmoz/Canal de Moçambique a “neutralização de uma suposta acção de rapto”, mas  numa tentativa de proteger o filho do general Carlos Rungo, havia dito, que ninguém estava detido no rescaldo da operação, porque “os homens puseram-se em fuga quando se aperceberam da presença da Polícia”.
O dinheiro recuperado aos raptores de Samir Nashir estava dentro de uma pasta que tinha acabado de ser entregue aos criminosos a troco da liberdade do referido cidadão.
Samir Nashir e Nelito estavam juntos na Matola quando foram raptados. Nelito foi solto sem pagar resgate. Ambos foram agredidos severamente pelos raptores. (Bernardo Alvaro)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry