- A reabilitação política de Fernando Miala tem estado a acentuar-se, e a confiança pessoal que José Eduardo dos Santos depositava nele ter-se-á recomposto quase plenamente. Não se prevê, porém, o seu regresso ao exercício formal de funções institucionais, nomeadamente na área da segurança.Fonte: Africa Monitor
Rumores cíclicos sobre o estado de saúde de M H Vieira Dias “Kopelipa” (de momento em Cuba, por motivos de saúde relacionados com sua mãe, mas também com o próprio), são normalmente acompanhados de conjecturas que apresentam Miala como seu provável substituto.
Os planos que JES tem em relação a Miala consistem, porém, em convertê-lo numa espécie de nova “eminência parda” do regime, apta a desempenhar missões que pela sua delicadeza implicam confiança nos emissários e apurada discrição destes. Elísio de Figueiredo tem desempenhado nos últimos anos essas missões, mas denota cansaço e vontade de se retirar.
Há indicações fidedignas segundo as quais Miala já vem desempenhando missões de tal natureza, como sugere, por exemplo, uma sua recente passagem por França, Espanha e Portugal. A sua passagem por Espanha terá ocorrido em articulação com uma temporada de JES no país.
Algum tempo depois da queda de Miala, em 2006, JES passou a desabafar internamente que deixara de poder contar com préstimos do mesmo como o de o pôr ao corrente, em tempo real, de situações que pela sua natureza deveriam merecer a sua atenção.
Depois da sua libertação, uma medida em que já foi crucial o empenho de JES, passou a dedicar-se à vida privada, em especial a uma fazenda no Cuanza-Sul, situada próximo de outra cujo proprietário é José Filomeno dos Santos “Zenu”, filho de JES.
http://www.facebook.com/radioculturaangolana
Sem comentários:
Enviar um comentário