"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Dinheiro da ponte para Ka Tembe dá para construir mais de 6 mil centros de saúde

Projecto da ponte Maputo - Ka Tembe.
Serão a ponte Maputo-Ka Tembe e a estrada para Ponte de Ouro uma prioridade nacional? “O País” mostra o que é possível fazer com os 725 milhões de dólares programados para este projecto, numa altura em que o país se debate com problemas sérios nos sectores de educação, saúde, produção agrícola e até no que se refere à gestão do intenso trânsito na capital.
Com o valor do projecto da ponte Maputo - Ka Tembe (que inclui a construção de estradas para os distritos de Boane e Matutuíne) é possível construir pelo menos 6 300 centros de saúde com maternidades, em todo país, o que implicaria ter em cada posto administrativo 14 unidades sanitárias do género. Neste momento, o acesso aos cuidados de saúde em Moçambique é muito baixo, e estima-se que 50% da população viva a mais de 20 quilómetros da unidade sanitária mais próxima, uma situação que efectivamente significa o não acesso aos serviços de saúde para uma grande parte da população.

O jornal “O País” fez as contas baseando-se no custo do Centro de Saúde Josina Machel, uma unidade sanitária com maternidade, inaugurada em Novembro de 2011, no distrito de Boane, província de Maputo. A infra-estrutura custou 115 mil dólares e apresenta condições básicas para atendimento hospitalar, o que não existe em muitos pontos do país. 
725 milhões de dólares são suficientes para o desenvolvimento de uma exploração de carvão da dimensão das que se encontram neste momento a ser desenvolvidas pelas companhias multinacionais, no distrito de Moatize, província de Tete. Investindo na exploração de carvão, o Executivo moçambicano distanciar-se-ia do potencial que o distrito da Ka Tembe e Matutuíne representam em termos económicos para reaver o valor envolvido, pois o carvão tem mercado garantido, com países como China e Índia bastante ávidos em consumir este recurso mineral.
Mais: o valor que será investido no projecto da ponte pode construir duas circulares de Maputo. A estrada circular, cujas obras de construção iniciaram em Junho último, terá duas faixas de rodagem ao longo de todos os seus 74 quilómetros de extensão, com uma capacidade estimada de 3 600 viaturas por hora, em cada faixa.
Espera-se que este curso rodoviário venha reforçar a ligação entre as cidades de Maputo e Matola à vila de Marracuene, como alternativa ao crescente congestionamento de trânsito no acesso à cidade de Maputo, sobretudo nas horas de ponta. A empreitada vai custar 315 milhões de dólares.
A ideia é que o Governo podia investir mais para descongestionar o trânsito intenso que se verifica na cidade de Maputo, ao invés de investir numa ponte e estradas cujos benefícios directos para a população são poucos claros.
Sucede, ainda, que há muitas cidades no mundo atravessadas por rios ou interrompidas por mares cujas ligações são feitas por embarcações. A cidade de Pirapora, na Região de Minas Gerais, Brasil, é um exemplo disso, ao ser atravessada pelo rio São Francisco, e isto constitui uma atracção turística no local. Veneza é também uma cidade italiana que consegue atrair turistas de todo o mundo devido às ligações, por via de embarcações, que se fazem naquele ponto da Europa.
725 MILHÕES DE DÓLARES CONSTROEM SETE PONTES ARMANDO EMÍLIO GUEBUZA
Por um lado, com os 725 milhões de dólares da ponte para Ka Tembe é possível construir pelo menos sete pontes Armando Emílio Guebuza, uma infra-estrutura que liga o Sul, Centro e Norte do país.
A ponte sobre o Zambeze, inaugurada em Agosto de 2009, custou aproximadamente 100 milhões de dólares e possui duas faixas de rodagem; 36 pilares, dos quais 29 no viaduto e seis na ponte principal; e 2 376 metros de comprimento, sendo 1 666 no viaduto e 710 na ponte principal.
«O País»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry