"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 4 de julho de 2012

“Guebuza é muito mal assessorado”

 Grande Entrevista no Canal de Moçambique  

– Ercino Salema

“O nosso presidente é, no mínimo, muito estranho”

Maputo (Canalmoz) – Se por um lado o Presidente da República prefere encarar os críticos à sua governação como “apóstolos da desgraça”, “tagarelas”, “distraídos” entre outros há quem contabiliza estes vocábulos e chega a uma conclusão: “Armando Guebuza é muito mal assessorado e por via disso tem estado a perder o equilíbrio necessário que se espera de um Chefe de Estado”, que se quer representante de todos os moçambicanos independentemente da sua forma de pensamento. Esta é a visão de Ericino Salema, uma das vozes da sociedade civil moçambicana que aceitou conceder ao Canal de Moçambique uma longa entrevista para falar da vida do País.
Director do programa “Acesso à Informação” da IBIS (organização dinamarquesa), Salema, é jornalista e jurista de formação e tem estado muito atento ao desenrolar da vida sócio política do País. Diz não entender como é que alguém (Armando Guebuza) usa o Facebook para pedir votos e mandar todo o tipo de mensagem do seu interesse, e logo a seguir se insurja quando o mesmo Facebook é usado pelo povo para cobrar as promessas que foram feitas durante a campanha eleitoral. “O nosso presidente é, no mínimo, muito estranho” diz.
Sendo jovem, o nosso entrevistado não fez esforço para concluir que não se sente representado pelo Conselho Nacional da Juventude. A justificação não podia ser mais interessante é que na sua opinião o CNJ que teoricamente devia ser uma plataforma de representação dos interesses de toda a juventude moçambicana independentemente da sua crença ideológica, confunde-se com um Departamento de último escalão da Organização da Juventude Moçambicana, o braço juvenil da Frelimo. Ou seja o CNJ cumpre com as decisões e vontades da OJM.
Sobre o processo de revisão da Constituição da República proposto pela bancada parlamentar da Frelimo na Assembleia da República diz que pelo que até aqui foi apresentado não deixa de ser “patético” e acredita naquilo o que já vem sendo dito: que há organizações que serão usadas para propor a revisão que o partido Frelimo pretende. Acompanhe a entrevista na íntegra na edição que está deste hoje à venda em todo o país e fica a saber qual é o político moçambicano que o nosso entrevistado admira, e porquê ele considera a Primeira-dama, Maria da Luz Guebuza “um perigo para a democracia”.
Saiba também porquê Salema considera os assessores de Guebuza e a ministra do Trabalho, Maria Helena Taipo, “muito incompetentes”.
A entrevista foi conduzida pelo nosso colega Matias Guente. (Redacção)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry