"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Crime violento divide população, polícia e tribunais


  Cidade de Chimoio sob grande tensão  

População equaciona fazer justiça pelas suas próprias mãos. Polícia diz que a culpa é dos tribunais que soltam criminosos. Tribunais dizem estar a cumprir a Lei.

Chimoio (Canalmoz) – Está instalado um clima de tensão entre a população, a Polícia e os tribunais na cidade de Chimoio, capital provincial de Manica. Em causa está o crime violento que tem vindo a recrudescer naquele ponto do País e o tratamento que se segue. Os criminosos são detidos e volta e meia estão nas ruas a semear terror. A Polícia diz que prende e encaminha os processos aos tribunais. São na óptica da Polícia os tribunais que soltam os criminosos. A população está desesperada porque não sabe onde encontrar justiça.
Nesta verdadeira situação de desespero, a população equaciona a possibilidade de recorrer à justiça pelas próprias mãos, prática condenada por lei.

Os criminosos não dão tréguas. São assaltos às residências e nas ruas, violações sexuais, crimes vários uns atrás dos outros. Nas suas incursões usam todo o tipo de armas. A população diz que é tudo culpa da inoperância policial.
Para se ter uma ideia, só no último fim-de-semana, três corpos foram encontrados sem vida no Bairro Piloto, 25 de Junho, todos assassinados. Dois dos corpos, sendo um de uma mulher e outro de um homem foram encontrados esquartejados. De um deles foi decepada a cabeça.
O porta-voz do comando provincial da PRM em Manica, Belmiro Mutandiua, diz que a Polícia tem feito de tudo para acabar com o crime violento. Acusa, entretanto os tribunais de “inocentarem criminosos perigosos”.
Os tribunais, por seu turno, quando confrontados com a questão dizem estar a cumprir com a Lei. Queixam-se de que os processos na maior parte dos casos estão mal instruídos e não reflectem o que de facto se passou ou não apresentam provas do que se passou realmente, o que impede que se condenem os arguidos. (José Jeco)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry