"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Guebuza preocupado com altos índices de criminalidade em Nacala-Porto

Fim de presidência aberta em Nampula.

Mesmo assim, o PR diz-se satisfeito com os níveis de desenvolvimento daquela província.
O chefe do estado, Armando Guebuza, destacou entre as grandes preocupações daquela cidade portuária o elevando índice de criminalidade reportado pela população no comício popular que orientou ainda manhã de ontem, no campo dos eucaliptos da zona alta daquela cidade costeira.

Falando em conferência de imprensa de balanço da sua presidência aberta à província de Nampula, havida ontem no município de Nacala-Porto, sua última escala, Guebuza disse que as autoridades não se podem conformar com a teoria de que a criminalidade é motivada pelo desenvolvimento que Nacala está a registar.
“É verdade que o desenvolvimento produz criminalidade, mas não devemos dizer que, fatalmente, o desenvolvimento tem que trazer consigo a criminalidade. temos que encontrar maneiras de reduzir e valorizar a consciência de cidadania dos nossos cidadãos”, referiu Guebuza, tendo acrescentado que deixou recomendações no sentido de se aprimorarem acções operativas, técnicas, a diversos níveis das instituições competentes, para se reduzirem os índices de criminalidade em Nacala-Porto.
Em relação às questões de que os mega-projectos não estão a beneficiar a população local, Guebuza esclareceu que é necessário que se compreenda que o benefício de qualquer investimento não é imediato, na medida em que há período de investimento, depois dos resultados.
“É preciso ter em conta que um projecto é um projecto, um projecto não é dinheiro atirado, um  projecto é uma forma de poder transformar esse capital em riqueza. agora, falaremos de resultados de um projecto enquanto é projecto ou promessa de projecto, não se compreende o que se pretende. entretanto, enquanto o projecto está em curso, quando começa a fase de execução, há oportunidades de emprego, entre outros benefícios. Portanto, não podemos esperar falar de resultados de uma coisa que não está terminada, nem sequer ainda está a dar lucros ou a pagar o valor investido”, clarificou.
Pese embora se tenha referido a estes desafios, em sua síntese, o presidente da República considerou haver avanços significativos nos aspectos de desenvolvimento em Nampula, particularmente em Nacala, que, na sua opinião, cada dia está a mudar e muito depressa, tendo referido que a população tem que se sentir parte do desenvolvimento.
 « O País»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry