"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 17 de julho de 2012

Munícipes da Matola ameaçam marchar e deixar de pagar taxa de lixo

Mais uma vez Nhancale “entre a espada e a parede”  

Maputo (Canalmoz) – Mais uma vez o lixo (não recolhido) está a colocar o Conselho Municipal da Matola – dirigido por Arão Nhancale – em rota de colisão com os munícipes. O município é acusado de incompetência e desleixo. O lixo está a tomar conta da cidade. Os munícipes vivem irritados de tal sorte que chegam a ponderar a possibilidade de marchar até ao gabinete de Arão Nhancale, tal como fez a população de Tchumene a semana passada quando foi reclamar a falta de parcelamento do seu bairro.
Os munícipes ameaçam deixar de pagar a taxa de lixo, uma vez que, mesmo pagando a referida taxa, o lixo não é removido.

O Canalmoz constatou que a população da Matola acusa o município de privilegiar as zonas nobres da cidade, ignorando completamente a periferia.
Em alguns bairros a população local já criou barricadas de lixo nas estradas como forma de mostrar a sua indignação e pressionar o município a remover o lixo regularmente.
João Mandlate, residente no bairro Patrice Lumumba, abordado pelo Canalmoz, disse que a falta de remoção de lixo revela claramente a incapacidade dos órgãos municipais de gerir o município.
Mandlate afirmou ao Canalmoz que no seu bairro há casos em que o tractor de recolha de lixo fica um a dois meses sem aparecer, para efectuar os trabalhos.
Este munícipe defende que o município deveria entregar a gestão de recolha de lixo a uma entidade privada, uma vez que dinheiro para pagar os serviços existe, proveniente da taxa de lixo cobrada através da Electricidade de Moçambique (EDM).
Para Manuel Maússe, chefe de um dos quarteirões no bairro de Ndlavela, as estruturas do seu bairro têm ido marcar audiência para falar com o vereador da área de Salubridade e Saneamento, mas não têm sido atendidos pelo vereador. “Alegam agenda preenchida”.
Maússe diz que o mais preocupante para a população é o facto de pagarem regularmente a taxa de lixo, mas não haver remoção de lixo. “Aqui no bairro permanecemos mais de seis semanas sem ver o tractor de recolha de lixo, mas quando vamos para reclamar não somos atendidos pela vereação de salubridade”, queixa-se.

Conselho Municipal admite oficiosamente atraso na recolha de lixo

A nossa Reportagem tem estado, sem sucesso, a tentar falar com o vereador para a área de Salubridade e Saneamento. Das vezes que nos deslocámos até lá a sua secretária particular informa-nos que o “vereador tem andado com a sua agenda preenchida, mas que logo que estiver disponível entrará em contacto com a vossa Reportagem”.
Contudo, uma fonte da vereação confessou-nos, sexta-feira últoma, de forma oficiosa, que a Vereação de Salubridade está ciente dos sistemáticos atrasos na recolha de lixo. Alegou que se devem a sistemáticas avarias nos meios circulantes usados para recolher o lixo. (António Frades)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry