"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Papa Bento XVI nomeia padre argentino para Arcebispo da Beira

  Em substituição do Dom Jaime Pedro Gonçalves  

Maputo (Canalmoz) – O padre Claudio Dalla Zuanna, 53 anos, foi nomeado na sexta-feira, 29 de Junho, como novo Arcebispo da Beira, em Moçambique, noticiou a sala de imprensa da Santa Sé. O prelado está em África desde 1985 e desempenhava as funções de vice-superior geral na congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), a que pertence. Vai substituir o Arcebispo Dom Jaime Gonçalves, que renunciou ao cargo no início do corrente ano devido à sua idade avançada.
O novo Arcebispo da cidade da Beira é natural de Buenos Aires, Argentina, e filho de uma família de emigrantes italianos, viajou para a Itália ainda criança. Ali entrou para o Noviciado, em 1978. Fez a profissão perpétua em 1982 e foi ordenado padre dois anos depois. Em 1985 partiu para Moçambique, tendo iniciado o trabalho pastoral na diocese de Gurué. Depois foi educador dos jovens teólogos, pároco, coordenador da Comissão dos Formadores Religiosos de Moçambique e Conselheiro Provincial.
O novo prelado vai ocupar o lugar deixado vago por Jaime Gonçalves, que pediu a renuncia em Janeiro deste ano, após 36 anos à frente dos destinos da arquidiocese. O arcebispo emérito, de acordo com a agência Ecclesia, foi um dos distinguidos esta semana com o prémio Fé e Liberdade do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.
Segundo dados do Vaticano, a arquidiocese da Beira tem 1,3 milhões de habitantes, 58,6 por cento dos quais são católicos. (Redacção/ Canal de Moçambique)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry