"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 20 de julho de 2012

José Eduardo dos Santos: o grande ausente na cimeira da CPLP

Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP. Dos Santos alegou superlotação da agenda e, como consequência, não passará o testemunho nem a experiência no órgão a Armando Guebuza, seu sucessor. Entretanto, quase todas as delegações da CPLP já estão em Maputo. Ontem, chegou ao país o presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak.
O presidente em exercício da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, não estará presente na cimeira da organização, que tem lugar esta sexta-feira, em Maputo, por alegadamente ter uma agenda superlotada. Em sua representação enviou o seu vice-presidente.
Assim, o presidente moçambicano, Armando Guebuza, que vai assumir a presidência rotativa a partir de amanhã, não vai receber o testemunho do seu homólogo e predecessor. E mais: não haverá o habitual e a breve troca de experiência que caracteriza os processos de transferência de poderes em organizações desta natureza.

Esta ausência acontece numa altura, particularmente, decisiva para a organização, já que Angola não deve passar o testemunho na presidência da CPLP a Moçambique, mas a organização deve eleger o seu novo secretário-executivo, que também será moçambicano, e decidir pela aceitação ou não da Guiné Equatorial como membro de pleno direito.
Entretanto, não é apenas o presidente da CPLP que se vai furtar da reunião de Maputo. As Nações Unidas, que habitualmente enviam um representante na pessoa do seu secretário-geral ou outro quadro sénior, também não poderão vir a Maputo. E, agravante, nem a União Africana, o maior órgão continental, far-se-á representar no encontro desta sexta-feira.
Mas já se encontra em Moçambique o presidente de Portugal, Cavaco Silva; de Timor-Leste; Taur Matal Ruak, entre outros representantes de delegações, embaixadores e técnicos.
Orçamento da CPLP
Outro assunto que deverá merecer atenção dos chefes de Estado e de governo é a necessidade de aumentar o orçamento da organização na ordem de 29%, que neste momento é de 1.6 milhão de euros, ou seja, o orçamento passará para 2.064.000 de euros, caso os chefes de Estado ratifiquem a resolução discutida nas reuniões preparatórias. 
Na mesma sessão, os chefes de Estado e de Governo vão, na sessão de amanhã, condecorar Malam Bacá Sanhá, antigo presidente da Guiné-Bissau, e Aristides Pereira, primeiro presidente de Cabo Verde.

2 comentários:

  1. Bartolomeu Simaosábado, 21 julho, 2012

    O nosso kota ja deu conta de que nao conseguiu gerir o seu certificado de arquiteto da paz,se fosse inteligente ou tivesse conselheiros de verdade,deixaria a presidencia da repuplica quando morre o savimbi, e dedicar-se ao trabalho da uniao Africana e da cplp,assim nao o fez,acabou de pintar todo bem que ele fez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta falta de comparência de José Eduardo dos Santos 'a Maputo foi debatida ONTEM no habitual programa aos domingos da STV. Os mais badalados comentaristas da praça maputense repudiaram a agenda "muito preenchida" que Zedu tem para "gazetar" a cimeira da CPLP. Estas recorrentes ausências já levou mesmo estes a pensar que a CPLP como "não comunidade dos povos" e que só serve aos chefes de estado e de governo. Se estes que acharem mal servidos, não vão ou mandam seus adjuntos.

      Eliminar

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry