"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pio Matos pode renunciar hoje ao cargo de edil de Quelimane


Depois de se despedir ontem dos munícipes
A informação foi confirmada pelo próprio edil de Quelimane, Pio Matos, que havia marcado para hoje uma conferência de imprensa onde ia anunciar o seu afastamento do cargo e as respectivas razões.
Tal como “O País” avançou na sua edição de sexta-feira, Pio Matos poderá renunciar hoje ao cargo de presidente do Conselho Municipal de Quelimane, um dia após a celebração do 69º aniversário desta urbe.
A informação sobre a sua renúncia foi confirmada pelo próprio edil, numa entrevista exclusiva ao nosso jornal. Matos não avançou as razões, mas garante que o faz de livre e espontânea vontade, e distancia a Frelimo de qualquer pressão ou influência na sua decisão. “Aguardemos pelo momento oportuno. Esta segunda-feira vou explicar aos munícipes de Quelimane e a todos os órgãos de comunicação social o porquê da minha decisão”, disse Matos, reiterando que o partido Frelimo nunca o pressionou a abandonar o cargo.

Neste contexto, Pio Matos marcava para esta segunda-feira uma conferência de imprensa onde ia anunciar a decisão e explicar as suas motivações. No entanto, esta já não vai acontecer, porque, segundo fontes da Frelimo, o partido orientou-o a apenas submeter a carta de renúncia à Assembleia Municipal e não prestar qualquer declaração à imprensa. Contudo, sabe-se que, à semelhança de Arnaldo Maloa e Sadique Yacub, edis de Cuamba e de Pemba, respectivamente, Pio Matos formaliza a renúncia ao cargo a convite da Frelimo. Aliás, Pio Matos afirmou que caso fosse pretensão da Frelimo o seu afastamento do cargo, teria de o fazer obrigatoriamente, pois “todo o militante que chega à presidência de um município é pela confiança dos camaradas e é a eles que deve obediência”.
Matos pediu que renunciasse depois do 69º aniversário de Quelimane
De acordo com uma fonte próxima ao edil, Matos terá solicitado ao partido que renunciasse depois das festividades do 69º aniversário da cidade de Quelimane, para que pudesse se despedir dos munícipes que serviu ao longo de 12 anos, e assim aconteceu.
durante o comício alusivo às celebrações da efeméride, Pio Matos disse: “O povo de Quelimane não deve recuar, deve estar atento ao futuro, porque juntos estamos a mudar Quelimane, estamos a fazer coisas boas. Mas essas coisas só se fazem quando o povo está unido. Nós os quelimanenses sabemos estar unidos nos momentos mais conturbados, porque conhecemos os nossos objectivos. Estarei sempre com Quelimane”. O pais

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry