"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

Mostrar mensagens com a etiqueta Município de Quelimane. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Município de Quelimane. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Namachulua diz que Araújo tem condições para trabalhar

Carmelita Namachulua,ministra da Administração Estatal
Namachulua reagia, assim, às acusações do edil de Quelimane, Manuel de Araújo, ao governo da Zambézia, liderado por Itai Meque.
A ministra da Administração Estatal, Carmelita Namachulua, diz existir ambiente e condições propícias para se trabalhar no município de Quelimane, província da Zambézia, de acordo com a Agência de Informação de Moçambique (AIM).
Segundo a governante, em caso de uma má relação de trabalho entre os governos provincial e municipal, “existem canais apropriados e órgãos competentes para se resolver o problema”. Namachulua reagia, assim, às acusações do edil de Quelimane, Manuel de Araújo, ao governo da Zambézia, liderado por Itai Meque.
Araújo diz que o governo provincial está a minar os planos de desenvolvimento de Quelimane. Ele é citado por alguma imprensa nacional a dizer que “há pessoas, a nível do governo da província da Zambézia, que não querem ver realizado o projecto de reabilitação e ampliação do sistema de drenagem, alegadamente por não ser o governo da Frelimo que está no poder em Quelimane”. (OPais)

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O canto do “galo” soou mais alto do que a voz do edil na escolha de vereadores em Quelimane

Esta Terça-feira, o edil de Quelimane, Manuel de Araújo, empossou cinco dos oito Vereadores para os diversos pelouros constituídos naquela autarquia. Olhando pela forma como as vereações foram constituídas, pode-se ver que deve ter sido usado ou copiado o modelo da autarquia da Beira, onde Daviz Simango é edil e presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

Ora, das caras que tomaram posse, esta Terça-feira, apenas uma é que vem de fora. Trata-se de Almeida Colaço, mais conhecido nos meandros desportivos, por Guinda, que assumiu o pelouro de Juventude, Desporto e Cultura.

Manuel de Araújo diz que encontrou cofres do Município de Quelimane desfalcados

Manuel de Araújo já arruma a casa

Na tomada de posse de novos vereadores em Quelimane.

O edil de Quelimane, Manuel de Araújo, afirmou que na sua chegada à edilidade encontrou os cofres do conselho municipal de Quelimane vazios e com uma dívida avultada, muito acima dos quatro milhões de meticais.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

No rescaldo das intercalares: Verónica Macamo intenta lições de moral e da instituição do casamento para Araújo?

Durante a campanha eleitoral a Presidente do casa do povo – Assembleia da República – lançou-se numa azafama quanto à muitos de nós indecorosa e de muita falta de respeito a privacidade do outrem. No justo caso me refiro ao actual Presidente do Município de Quelimane a quem o bajulou e vilipendiou com indescritíveis insinuações à mistura, a ponto de (pre)dizer que só ia à edil aquele que tem família constituída numa indicação clara e descompassada ao jovem Manuel de Araújo – candidato do MDM.

É verdade que cada um de nós tem os seus quês nessa coisa de constituir família. Não há nem o “rule of thumb” para constituí-la. A própria Presidente da AR é pródiga dessa não retilineidade do caminho ao casamento sem a querer ofender.

O que a Presidente Verónica Macamo queria atingir ao embarcar por aquela via sem olhar a si mesma e a sua volta? Terá estudado os efeitos dominó/perversos que os seus dizeres ‘ditos’ e ‘subjazerem’ durante a campanha contra o jovem Araújo?

Admitamos que o jovem, como outros jovens deste país, tenha as suas vicissitudes no tocante à instituição casamental. Admitamos igualmente que ele como qualquer outro homem não foi feliz ao tentar amadurecer a sua relação para que estivesse com a sua linda esposa a tempo para as campanhas eleitorais. Admitamos ainda que na situação social e profissional dele e da esposa haja motivos impeditivos a que Araújo e ela não estejam juntos. Na verdade porém, julgo não há caminho recto a instituição do casamento. Como tal, não deve haver quem que seja a meio da rua dê lições de moral a quem quer que seja sobre uma relação afectiva e do amor a menos de que seja madrinha. O Araújo deve estar a ‘levantar as pestanas’ agora sobre o facto de algumas pessoas de tamanha importância se preocuparem com o seu foro ‘privado’, e sobretudo, se o fito é ‘roubar maridos’ das outras. Isto não é meter a foice em seara alheia?

Seja como for, a situação do Araújo é muito melhor e responsável que a de tantos e tantas camaradas do Partidão. Muitos quando voltaram de Nachingueia, deixaram as esposas na desgraça até aos dias que correm, ou não? O único que reconhecia, e que tiro chapéu pela atitude responsável, desde a mulher da Inhaca, do Chamanculo, do guerra e da sua presidência toda, cujos filhos se orgulham de ter sido não só um pai mas também um amigo, companheiro e um camarada com que contar é Samora Machel.

Enfim, a senhora Verónica devia deixar de enveredar em aproveitamentos políticos e ridiculizar-se em nome do Partidão nesse tipo de coisas e tantas outras que vemos que no quadro das suas funções, alguém, faria de outra maneira e melhor a bem das populações desta imensa nação.

Dede Moquivalaka

sábado, 27 de agosto de 2011

Pio Matos cede a pressão

Edil de Quelimane poderá avançar como independente
Por Raul Senda
Depois dos presidentes das autarquias de Cuamba, Arnaldo Maloa, e de Pemba, Sadique Yacub, abdicarem dos seus tronos, esta terça-feira, Pio Matos, edil de Quelimane, rendeu-se à pressão partidária e apresentou à respectiva Assembleia Municipal a carta de renúncia do seu mandato, volvidos aproximadamente dois anos e meio no poder. Com o abandono de Pio Matos sobe para três o número de edis que abandonaram os cargos esperando-se que nos próximos dias juntem-se os presidentes dos municípios de Chókwè e Manhiça.
À comunicação social, Pio Matos declinou avançar os motivos que o levaram a renunciar, devendo fazê-lo nesta quinta-feira na sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Quelimane expressamente convocada para o efeito.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Renamo abraça Pio Matos e promete ajudá-lo


membros da Renamo nas última campanha eleitoral
Esta quinta-feira, a Assembleia Municipal de Quelimane (AMQ), esteve reunida em Sessão extraordinária, por sinal, a primeira do ano. A agenda era única. Analisar a carta de renúncia entregue pelo edil de Quelimane, Pio Matos, última segunda-feira, ao Secretariado da Assembleia Municipal desta cidade.
Nesta sessão, apenas a bancada da Frelimo com 22 membros é que votou a favor da renúncia do edil de Quelimane, numa clara demonstração ao respeito da directiva partidária.
Já a Renamo, com 17 membros, votou contra argumentando que Pio Matos, ainda tem forças para trabalhar, dai que, os motivos que evoca na carta, diga-se até a realização da Sessão, a mesma estava apenas na posse do presidente da Assembleia, não são os reais.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Pio Matos renunciou [Decisão tomada, decisão cumprida!]


A Assembleia Municipal de Quelimane convidou os órgão de comunicação social para cobrirem a 3a sessão extraordinária, que terá lugar na próxima quinta-feira, com único ponto de agenda: “renúncia do mandato do presidente do conselho municipal da cidade de Quelimane”.
Tal como vem avançando este jornal, mais um edil apresentou a sua renúncia ao cargo. Trata-se de Pio Matos, edil de Quelimane, que na última segunda-feira escreveu à Assembleia Municipal manifestando o seu desejo de renunciar ao cargo que vinha ocupando há sensivelmente 12 anos. Até ao momento, não se conhece as razões que Pio Matos alega na carta para renunciar ao cargo.
Num breve contacto com o nosso jornal, ontem, Pio Matos assegurou ter mesmo submetido a sua carta de renúncia ao cargo, no entanto, não quis avançar mais detalhes. Matos referiu que, depois da sessão de quinta-feira, ia anunciar os motivos que o fizeram renunciar ao cargo.
“Confirmo que emiti a carta de renúncia à presidência do município que dirigi com muita responsabilidade durante o período em que lá estive, e espero que a minha governação tenha sido a melhor possível para o bem-estar social da vida dos munícipes”, disse Matos, mostrando-se doravante pronto a colaborar para o bom andamento da edilidade.
Na noite de ontem, a Assembleia Municipal de Quelimane emitiu um comunicado de imprensa a convidar os órgãos de comunicação social a participarem na terceira sessão extraordinária, por sinal a primeira do ano 2011 daquele órgão deliberativo, a realizar-se no próximo dia 25, quinta-feira, com único ponto de agenda: “renúncia ao mandato do presidente do conselho municipal da cidade de Quelimane”.
Empurrado do poder
Na verdade, a renúncia aconteceu um dia depois de Pio Matos ter presidido às cerimónias centrais do 69o aniversário da cidade, na qual, em jeito de despedida, dançou até à exaustão com os munícipes, para depois deixar a seguinte exortação: “O povo de Quelimane não deve recuar.
Fonte: Jornal O Pais.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Vilão, Traidor ou Herói? O dilema existencial de Pio Matos: A Opinião de Manuel de Araújo

Numa situação sem precedentes na história da democracia moçambicana dois Presidentes de Municípios (de Pemba e Cuamba) apresentaram cartas de pedido de renúncia aos cargos que ocupavam a menos de 3 anos. Segundo informações postas a circular, outros tantos se preparam para o fazer. Sendo um deles o Presidente do Município de Quelimane, Pio Matos que neste momento e dos poucos presidentes municipais a cumprir o terceiro mandato consecutivo.

Apesar da tentativa oficial de fazer parecer que a renúncia é da exclusiva vontade dos edis, os factos demonstram que há ainda muitas zonas de penumbra. Como exemplo podemos citar o caso Sadique Yacub, Presidente do Município de Pemba. Yacub num passado recente denunciou na imprensa a alegada perseguição de que era supostamente alvo dentro do seu partido (FRELIMO). A cerca de uma semana Yacub foi citado pelo jornal “O país” do dia 12 de Agosto de 2011, como não tendo qualquer intenção de renunciar ao mandato. Adiantou que se tal viesse a concretizar-se “não seria da sua iniciativa porque ainda quer continuar à frente dos destinos da cidade de Pemba”. Entretanto, para surpresa dos menos atentos, quatro dias depois, a 16 de Agosto 2011, Yacub viria a formalizar a sua renúncia, junto à Assembleia Municipal de Pemba, alegando razões de saúde. A (in)coerência discursiva e factual neste caso é clara, acabando por dar razão à várias vozes da praça que indicam haver uma pressão central do partido FRELIMO para que tais edis renunciem aos respectivos cargos, sob pena de represálias por parte do partido no poder. Alias o DZ Mensal contactou varias fontes ligadas ao partido no poder quer na Cidade de Quelimane, Maputo e em Johannesburg que afiançaram que de facto a direccao máxima do partido do ‘tambor e da macaroca’ deliberou a cessacao de funcoes dos aludidos edis.

Pio Matos: entre Davis Simango e Eneas Comiche-Terão finalmente atingido Pio Matos? 

Pio Matos pode renunciar hoje ao cargo de edil de Quelimane


Depois de se despedir ontem dos munícipes
A informação foi confirmada pelo próprio edil de Quelimane, Pio Matos, que havia marcado para hoje uma conferência de imprensa onde ia anunciar o seu afastamento do cargo e as respectivas razões.
Tal como “O País” avançou na sua edição de sexta-feira, Pio Matos poderá renunciar hoje ao cargo de presidente do Conselho Municipal de Quelimane, um dia após a celebração do 69º aniversário desta urbe.
A informação sobre a sua renúncia foi confirmada pelo próprio edil, numa entrevista exclusiva ao nosso jornal. Matos não avançou as razões, mas garante que o faz de livre e espontânea vontade, e distancia a Frelimo de qualquer pressão ou influência na sua decisão. “Aguardemos pelo momento oportuno. Esta segunda-feira vou explicar aos munícipes de Quelimane e a todos os órgãos de comunicação social o porquê da minha decisão”, disse Matos, reiterando que o partido Frelimo nunca o pressionou a abandonar o cargo.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Para a tristeza dos eleitores quelimanenses: Pio Matos de saída: Edil de Quelimane vai renunciar depois do dia da Cidade


Pouco a pouco, confirmam-se as notícias avançadas na última semana por este jornal: depois da renúncia ao cargo do edil de Cuamba, Arnaldo maloa, do edil de Pemba, Sadique Yaqub, na última terça-feira, chega agora a vez de Pio Matos, edil de Quelimane, responder positivamente ao convite endereçado pela direcção central da Frelimo. Pio Matos vai mesmo renunciar ao cargo!

De acordo com uma fonte próxima do edil de Quelimane, Pio Matos só irá formalizar a sua renúncia depois das festividades do dia da Cidade de Quelimane, que se comemoram no próximo dia 21 de Agosto. Segundo a mesma fonte, Pio Matos pretende aproveitar a data para se despedir dos munícipes que serviu ao longo de 12 anos, evitando assim uma saída humilhante e pela porta pequena. Pio Matos terá solicitado este pedido ao partido que, de imediato, concordou, facto que vai permitir ao edil uma saída airosa e condigna.

Recorde-se que o MiradourOnline já tinha lançado o alerta aqui.

Fonte: O País online - 19.08.2011

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Pio Matos, finalmente, piou em aparente recusa de ser atirado a mata [para se virar lá sozinho!]

Pio Matos falou em exclusivo ao Diario da Zambezia em volta da possivel renuncia. "Se alguem
me obrigar a fazer(nao é o caso), os municipes de Quelimane serao os primeiros a saberem e farei com pompa e circunstancia, ate agora nao me passa pela cabeça renuncia"-estive a citar. Fonte aqui.

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry