"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Formação de estudantes no Instituto Superior Politécnico de Gaza comprometida


Restrições orçamentais.
O ISPG, por exemplo, não está a conseguir custear as despesas dos estudantes para estágio profissional em empresas ou instituições específicas de formação dos seus estudantes.
A formação dos estudantes de alguns institutos técnicos em Gaza poderá estar comprometida, devido às restrições orçamentais no sector da educação. O Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG), por exemplo, não está a conseguir custear as despesas dos estudantes para estágio profissional em empresas ou instituições específicas de formação dos seus estudantes.
“Nós é que custeamos todas as despesas, quando os estudantes saem do distrito para os locais onde devem pôr em prática todos os conhecimentos teóricos que adquiriram ao longo dos anos. Com estes cortes, estamos a ficar em dificuldades de os levar para o estágio e naturalmente que isto tem impacto, quando terminam os cursos sem o estágio”, explicou o director de Investigação Científica e recursos técnicos no ISPG, Francisco Hamela.
Hamela disse ainda que dezenas de estudantes estão em estágios profissionais nas províncias de Nampula, Manica, bem como em Boane, província de Maputo. Estes formandos recebem do ISPG um valor equivalente ao salário mínimo nacional e com todas as despesas pagas. “Numa primeira fase, subsidiávamos os estudantes através de produtos alimentares, mas vimos que eles não têm apenas necessidades alimentares na sua formação, por isso, decidimos mudar, e agora damos sim este valor (o equivalente a salário mínimo)”, acrescentou.
Nova infra-estrutura, novas ideias, mas com mesmo problema
Uma nova infra-estrutura escolar erguida pelo Governo central, orçada em 5.6 milhões de dólares, estará disponível para o início do ano lectivo 2012 em instalações próprias.
A referida infra-estrutura é composta por dois anfi-teatros, quatro salas adaptadas, uma sala de estudos, três laboratórios (para informática, pesquisa animal e pesquisa vegetal), biblioteca, refeitórios e um internato com capacidade de albergar 120 estudantes de ambos os sexos.
Com a nova infra-estrutura, a direcção do Instituto Superior Politécnico de Gaza só pensa em aumentar os cursos que lecciona e a capacidade de admissão de novos estudantes. Porém, esta pretensão pode não passar de um “mero sonho”, já que até agora a formação dos 700 estudantes dos quatro cursos está comprometida por causa da exiguidade do seu orçamento.
«O País»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry