"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Nova série do metical a partir de Outubro


A Nova série de notas do metical vai começar a circular no mês de Outubro, segundo disse, há dias, uma fonte do Banco de Moçambique.
A previsão da entrada de uma nova série de notas do metical para este ano havia sido anunciada em Junho último pelo banco que pretende assim, conferi-las padrões de qualidade, segurança e fácil identificação, sobretudo para os deficientes visuais.

As novas medidas do Banco Central incluem também a alteração do substrato das notas de 20, 50 e 100 meticais. A escolha destas denominações, segundo foi dado a conhecer, resulta do facto de serem as de maior rotação e expostas, por conseguinte, a relativamente maior desgaste, tendo em conta o valor aquisitivo da maioria da população moçambicana.


Explicações avançadas na altura pelo Governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove, indicavam que, após um estudo especializado efectuado, a opção para o reforço da consistência das notas foi de substituição do substrato de papel pelo polímero, que é um material sintético, particularmente ajustado a climas húmidos, actualmente em uso em mais de trinta países, entre os quais a Zâmbia, Nigéria, Austrália, Chile, Paraguai, Honduras, Singapura, Malásia e México, prevendo-se para este ano ainda a sua introdução também no Canadá.

Ernesto Gove disse que com a adopção deste tipo de substrato espera-se reduzir significativamente os custos em que o país incorre com a reposição do dinheiro degradado, permitindo ao Banco Central cumprir com o seu dever legal de fornecer ao público, nas melhores condições de segurança e comodidade, notas de boa qualidade e dificilmente imitáveis.

A entrada em circulação das notas melhoradas não significa a introdução de uma nova família, nem implicará a retirada das notas actualmente em circulação, pelo que haverá uma circulação simultânea num período durante o qual teremos um processo gradual de introdução das notas melhoradas, que o público obterá normalmente nas transacções comerciais e bancárias...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry