"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Países europeus da Nato participam na “caça” a Kadafi


(Força especial britânica SAS na Líbia há várias semanas)

O secretário de Estado da Defesa britânico afirmou que os serviços de reconhecimento e inteligência da NATO estão ao lado dos rebeldes líbios na operação de ‘caça ao homem’ lançada para descobrir o paradeiro do presidente Muammar Kadafi.

O secretário de Estado Liam Fox disse que a Aliança Atlântica está a desempenhar um papel “bastante activo” nos esforços para localizar Kadafi que está escondido, mas não especificou que tipo de tarefas está a desempenhar os militares da coligação.


Liam Fox não quis também confirmar se as tropas de elite inglesas se juntaram à operação.Mas disse: «A NATO providenciou serviços de reconhecimento e inteligência para ajudar na busca e foi bastante activa durante a noite levando a cabo ataques aéreos às forças leais a Kadhafi».

Entretanto, outras notícias avançaram esta quinta-feira que 22 comandos da força especial britânica SAS estão no terreno para tentar “caçar” Kadhafi. Segundo o Daily Telegraph, os militares estão na Líbia, há várias semanas, para coordenar a batalha na Líbia.

O Ministério da Defesa britânico não quis comentar mas o jornal cita uma fonte que diz que, pela primeira vez, fontes no ministério da Defesa confirmaram que forças especiais SAS foram enviadas para a Líbia há várias semanas e que tiveram um papel importante na coordenação da batalha de Tripoli.

Agora, os 22 comandos da SAS estão, segundo a publicação, a participar na caça a Muammar Kadhafi.

Esta tropa de elite britânica ficou famosa com a sua intervenção na crise dos reféns em 1980 na embaixada iraniana em Londres, tendo utilizado na operação granadas de efeito moral para desorientar os sequestradores. Mataram cinco dos seis e salvaram 19 reféns.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry