"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Heróis fontes de inspiração - PR na homenagem a Belmiro Obadias Muianga, tombado durante a Luta de Libertação Nacional

O PRESIDENTE Armando Guebuza disse, sábado, em Gunine, distrito de Zavala, em I'bane, que os heróis nacionais são referências do nosso devir como Nação e fontes de inspiração para os desafios do presente e do futuro. O Chefe do Estado fez tal pronunciamento ao dirigir as cerimónias de homenagem ao herói nacional Belmiro Obadias Muianga.
Maputo, Segunda-Feira, 9 de Agosto de 2010:: Notícias
 

O estadista sublinhou que ao longo do processo histórico o povo moçambicano busca neles o exemplo, a inspiração e a determinação para transpor os desafios do presente e olhar para um futuro confiante.

"Belmiro Obadias Muianga simboliza hoje, aqui no povoado de Gunine, o caminho percorrido pelo povo moçambicano para a libertacao da dominação estrangeira", disse o Presidente, acrescentando que esta é uma verdadeira epopeia que urge saber preservar e valorizar e nela nos inspiramos para o longo e tortuoso caminho que ainda temos para percorrer.

Guebuza lembrou ao longo da sua intervenção que na fundação da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), em 25 de Junho de 1962, há cerca de 48 anos, declarou-se que o objectivo era lutar pelo bem-estar, mas a dominação colonial era o principal obstáculo.

"Com valentia e com inspiração de patriotas como Belmiro Obadias Muianga, transpusemos estes obstáculos e proclamámos a Independência Nacional em 25 de Junho de 1975", disse ele, recordando depois o surgimento da guerra de desestabilização que foi igualmente vencida por todo o povo e hoje temos a pobreza como inimigo comum a ser liquidado e há certeza de que venceremos porque, segundo disse, não há obstáculos intransponíveis.

Em reconhecimento deste herói, autor da histórica canção política," Todos Somos Moçambicanos", sem distinção da cor da pele, religião, origem étnico-linguística, obra que viria a ser um verdadeiro hino que apelava à unidade nacional durante a luta armada bem como depois da independência nacional, o Governo edificou e entregou à mãe do herói, Carlota Gune, uma casa de tipo dois, com casa de banho e cozinha, um monumento, melhoramento de três campas no cemitério familiar, para além da atribuição do seu nome a uma escola primária da zona.

Os familiares do Belmiro Obadias Muianga, falando naquela cerimónia, que movimentou cerca de quarenta mil pessoas, congratularam-se pelo gesto do Executivo, um acontecimento que, segundo disseram, marca não só aos familiares, mas sim toda a zona de Guinine, Canda, Zandamela, Zavala e toda a província de Inhambane.

"Perdemos um familiar, mas ganhamos um herói nacional", destacou a mensagem apresentada por José Muchine, em representação da família.

Belmiro Obadias Muianga foi durante a Luta de Libertação Comissário Político e Chefe dos Transportes do Comando Regional da Base Militar do Niassa Oriental. Tombou em pleno combate pela independência no posto administrativo de Nairudo, distrito de Majune, quando tentava socorrer o comandante Francisco Mazuze, na ocasião atingido pelas balas inimigas nos membros inferiores.

Belmiro Muianga caiu a 30 de Setembro de 1969 numa missão tendente a romper a barreira inimiga para que luta prosseguisse noutras zonas do país. Seu corpo foi recuperado e sepultado a sete quilómetros do quartel, perto do Rio Nacope e em 1984 as suas ossadas foram exumadas e transportadas para a cripta dos heróis moçambicanos,  na  capital do  país.

  • VICTORINO XAVIER

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry