"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Desvalorização do metical dificulta funcionamento das missões diplomáticas: Moçambique no estrangeiro

Maputo (Canalmoz) – A desvalorização da moeda nacional, o metical, tem efeitos perniciosos a todos os níveis, como era de se esperar. As missões diplomáticas moçambicanas e consulados, no estrangeiro, estão a ter "graves dificuldades" de funcionamento. Esta informação foi avançada esta quarta-feira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi.
O governante não detalha o assunto. Apenas disse que "a desvalorização da moeda nacional face às principais moedas internacionais tem tido graves reflexos no funcionamento das nossas missões diplomáticas e consulares".
O titular da pasta dos Negócios Estrangeiros e Cooperação falava na sessão de abertura do VI Conselho Coordenador do seu pelouro, que arrancou ontem, com término previsto para 27 de Agosto.
A falta de recursos para o funcionamento pleno do sector marcou o discurso de abertura. O ministro disse que a situação financeira do MINEC deve ser "bem" analisada, pois, segundo revelou, nos últimos dois anos aquele sector tem testemunhado uma gestão com dificuldades, dada a exiguidade de recursos disponibilizados para o funcionamento da instituição.
Segundo Oldemiro Baloi, apesar de algumas melhorias verificadas, as condições materiais e de trabalho ainda constituem um grande desafio. "A natureza do ministério requer um acompanhamento atento da dinâmica das relações internacionais, daí que se mostra imperiosa a racionalização do orçamento", disse Baloi tendo acrescentado que há uma necessidade, por parte do MINEC, em aprimorar as metodologias de planificação e de prestação de contas.

Política externa

Falando da política externa, Baloi disse que a mesma caminha em consonância com a recomendação da União Africana, designadamente, na mobilização da diáspora para se empenhar nos processos de desenvolvimento dos países. Assim, com vista a implementar esta recomendação o Conselho Coordenador irá abordar também a questão da assistência consular.
Refira-se que o país conta com novos instrumentos orientadores da acção diplomática para os próximos anos, que são a Política Externa, Política de Cooperação e a sua respectiva Estratégia de Implementação, aprovados pelo Conselho de Ministros em Junho do corrente ano.
Recentemente foi aberta uma nova embaixada na Argélia e um Consulado em Mombaça. Baloi disse que a diplomacia moçambicana tem estado a crescer, e a demonstrar que está à altura da sua missão e das suas responsabilidades.
Segundo referiu, como corolário da sua diplomacia o país tem o desafio de assumir a presidência da Comunidade dos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP), onde se espera que para além de questões políticas, deverá, de acordo com Oldemiro Baloi, fazer diferença na impulsão, a par de questões linguísticas, duma nova dinâmica das questões económicas, bem como na contribuição para a estabilidade política dos estados membros, com particular destaque para a Guiné-Bissau.
O MINEC conta agora com 478 funcionários, dos quais 185 na carreira diplomática e 293 no regime geral.

(Matias Guente)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry