Na Aprovação de principais instrumentos de trabalho
O primeiro dia de trabalhos da I sessão Ordinária da Assembleia Provincial de Sofala, que iniciou ontem, devendo terminar no próximo dia 18 do corrente mês, foi marcado por consenso em torno das agendas programadas.Composta por duas bancadas, Frelimo e MDM, com 59 e 20 membros, respectivamente, a AP de Sofala começou por aprovar os principais instrumentos de trabalho do Governo e da própria assembleia, nomeadamente, o regimento interno, plano de actividades da Assembleia provincial de 2010 e 2011, Relatório de balanço do primeiro semestre do Governo provincial, e apreciação do PES de 2011 do governo de Sofala.
A mesa foi constituída por 10 membros, sendo sete da frelimo e três do MDM. Refira-se que, além das duas bancadas, faz ainda parte da Assembleia Provincial de Sofala um membro da Renamo, pelo círculo eleitoral da Beira, que responde pelo nome de Maria Machava, que está a substituir o falecido brigadeiro Machava. Diga-se que a Renamo não constituirá bancada no presente mandato pelo facto de possuir apenas um membro.
Nas suas primeiras intervenções, os representantes das duas bancadas deixaram claro que o objectivo central dos seus membros neste órgão passará, necessariamente, por implantar e criar alicerces consistentes para esta assembleia e as subsequentes.
Lourenço Magaço, vice-chefe da bancada da Frelimo, apelou aos membros da AP a não levarem para "esta casa o debate de assuntos de carácter pessoal. Apelo a uma discussão franca, aberta e consciente dos assuntos que corporizam a agenda desta I sessão. Temos que agir com abnegação e firmeza, cultivando sobretudo o reforço da auto-estima e espírito patriótico, consolidando a unidade nacional".OPais
--
(MiradourOnline)
Sem comentários:
Enviar um comentário