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VOA News: África

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Cidadãos queixam-se directamente ao PGR

CIDADÃOS que se encontrem em qualquer parte do território nacional têm, desde ontem, Linhas Verdes para expôr directamente as suas preocupações ao Procurador-Geral da República, Augusto Paulino. As Linhas Verdes estarão disponíveis ao cidadão no primeiro dia útil de cada mês, das 14 às 15 horas, em que as pessoas terão a oportunidade de dialogar com o PGR, apresentando questões relevantes que contribuam para a promoção da integridade e cidadania, prevenção e combate à corrupção, educação legal e acesso do cidadão à justiça e ao direito.
Maputo, Quinta-Feira, 5 de Agosto de 2010:: Notícias

Com efeito, foi assinado ontem, em Maputo, um memorando de entendimento entre a Procuradoria-Geral da República e as empresas de telefonia fixa e móvel, nomeadamente, Telecomunicações de Moçambique (TDM), Moçambique Celular (Mcel) e a Vodacom Moçambique, na qual estas entidades e no quadro da prestação de serviço de responsabilidade social, disponibilizaram as linhas 800315315, 823347 e 843347, pelas quais os interessados poderão ligar e falar com o PGR. Não existe nenhuma contrapartida devida entre as partes, quer sejam financeiras, quer sejam de qualquer outra natureza.

Para a PGR, um dos objectivos que levou à celebração deste memorando de entendimento para o estabelecimento das linhas verdes, está relacionado com a grande demanda por parte dos cidadãos, em ver esclarecidas as suas preocupações no que respeita à garantia dos seus direitos fundamentais e na procura de uma justiça cada vez mais célere.

Falando na ocasião, o Procurador-geral da República, Augusto Paulino, negou que esta acção seja um acto populista, mas sim uma forma de resolver assuntos específicos que preocupam a sociedade.

Assegurou que todos aqueles que ligarem e denunciarem casos de processos por si constatados ou vividos, bem como casos de processos que não seriam de desejar, terão a protecção necessária por parte das autoridades.

"Caberá ao PGR avaliar e ponderar todas as situações denunciadas. É no interesse do público que abrimos estas linhas. Queremos que as pessoas tenham a oportunidade de denunciar tranquilamente tudo de ilegal que acontece" – disse.

A PGR responsabiliza-se pela coordenação, monitoramento e criação de procedimentos de forma a evitar o uso abusivo e fraudes na utilização das chamadas das linhas verdes.--
(MiradourOnline)

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