"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

sábado, 11 de agosto de 2012

Faltam recursos para combater a corrupção


– admite directora do GCCC

Ana Maria Gemo, directora do Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC), diz que apesar das constantes auditorias e inspecções que são realizadas nas instituições da administração pública, o nível de resposta no combate à corrupção no país continua deficiente. Disse ainda que a culpa é da exiguidade de recursos financeiros e humanos para investigar e responsabilizar com celeridade os responsáveis destes actos.

Maputo (Canalmoz) - Pelo menos 549 processos ligados a casos de corrupção estão a ser investigados neste momento pelo Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC), segundo informação revelada ontem, em Maputo, pela respectiva directora, Ana Maria Gemo, durante a quarta Reunião Nacional desta instituição, mas ainda assim admite-se que há falta de recursos para um combate mais proficiente.
Ana Maria Gemo falava num encontro de um dia do GCCC que teve como principal objectivo a análise e avaliação do desempenho institucional desde o ano passado a esta parte, bem como a coordenação de acções de combate à corrupção.

Quanto aos 549 processos criminais que neste momento estão a ser investigados pelo GCCC, Ana Maria Gemo explicou que envolvem sobretudo funcionários da função pública relacionados com desvio de fundos públicos, extorsão e cobranças ilícitas a utentes de instituições públicas.

Corrupção continua em alta na Administração Pública

Ana Maria Gemo disse que apesar das constantes auditorias e inspecções que são realizadas nas instituições da administração pública, o nível de resposta de combate à corrupção no país continua deficiente. Alegou que a culpa é da exiguidade de recursos financeiros e humanos por parte da instituição que dirige, para investigar e responsabilizar com celeridade os responsáveis destes actos.
Apesar de a directora do GCCC reconhecer que o fenómeno de corrupção a nível da função pública continua a preocupar os órgãos de administração da justiça e a sociedade em geral, Anaga gemo diz que já há sinais que demonstram que a instituição que dirige está num bom caminho no combate a este fenómeno.
Mesmo sem revelar números que ilustrem a suposta melhoria, Ana Maria Gemo diz haver funcionários públicos que já foram  expulsos da função pública e outros condenados em tribunais devido ao desvio de fundos públicos, extorsão e cobranças ilícitas.

“Sucesso da luta contra a corrupção passa pelo reforço de prevenção”

Segundo o procurador-geral da República, Augusto Paulino, para se alcançar sucesso na luta contra a corrupção deve-se apostar no reforço de acções de prevenção.
“Só  potenciando a prevenção criminal é que podemos vencer essa batalha de combate à corrupção”, disse Augusto Paulino. (Raimundo Moiane)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry