"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Simião Ponguane já não é director de Informação da TVM

Maputo (Canalmoz) – Os mecanismos de controlo sobre a TVM continuam e a ideia é afastar tudo e todos que representem perigo. O Conselho de Administração da Televisão de Moçambique (TVM), a televisão pública nacional, afastou esta segunda-feira Simião Ponguane do cargo de director de Informação daquela estação televisiva. Simião Ponguane confirmou ao Canalmoz o seu afastamento da direcção de Informação da TVM que remeteu qualquer explicação para o Presidente do Conselho de Administração (PCA), Armindo Chavana. Para o lugar de Ponguane, foi indicado Augusto Levy,  ex-apresentador do extinto e popular programa “Pela Lei e Ordem”, que até então exercia funções de delegado da TVM em Nampula.
Ponguane, tido como uma das pessoas que se batia por um verdadeiro serviço público de televisão, já era visto como incómodo. Foi exonerado das funções de director de Informação e foi nomeado como “assessor editorial do Conselho de Administração”, um burocrático cargo que foi inventado à última hora, exactamente para tirar do caminho um dos mais reputados jornalistas da TVM. Até porque o cargo para o qual foi nomeado não é executivo. “É um cargo para Ponguane não fazer mais nada e ficar sentado”, disse uma fonte da chefia da redacção da TVM em sinal de desabafo.
Entretanto, o Presidente do Conselho de Administração da TVM, Armindo Chavana, disse ao Canalmoz que Ponguane cessou funções como director de Informação para reforçar a cadeia de comando face aos desafios de crescimento da TVM. Chavana disse que a medida visa responder aos desafios de crescimento que surgiram com a introdução do Canal dois, a abertura das delegações distritais e a introdução de outras grelhas de programação. “Por causa dos desafios de crescimento decidimos acrescentar no quadro de direcção, a figura do Assessor Editorial do Conselho de Administração com funções não executivas”, disse o PCA da TVM. (Matias Guente)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry