"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Bispos Catolicos dizem que a paz e democracia estão em perigo

 Devido ao autoritarismo de certos partidos politicos  

Maputo (Canalmoz) -  Os bispos Catolicos de Mocambique dizem que os partidos politicos mocambicanos sao autoritarios e que por via disso afirmam que a paz e a democracia estao em perido.
Segundo a Conferência Episcopal de Moçambique (CEM) ocorrem “práticas autoritárias” nos partidos moçambicanos devido à “intolerância” entre as duas principais formações políticas, Frelimo e Renamo.
Em Nota Pastoral emitida semana passada e dirigia “às Comunidades Cristãs e aos Homens e Mulheres de Boa Vontade”, a CEM alerta ainda para o risco de os recursos naturais que estão a ser descobertos no país se tornarem num pesadelo.
Segundo os bispos, o País vive o paradoxo de ter partidos que se declaram democráticos, mas que pautam pelo autoritarismo na sua vida interna.
“Não estaremos nós diante de um paradoxo de partidos que retoricamente se declaram defensores da democracia, mas efectivamente, na sua práxis interna e habitual, são autoritários?”, questiona o prelado católico moçambicano.
Para a CEM, a dinâmica dos partidos políticos moçambicanos, ou “uma boa parte deles”, é imposta pelas lideranças, em detrimento do livre pensamento da maioria dos membros.
“Não terão muitos membros dos partidos políticos medo de expressar a própria opinião, quando difere da elite dirigente? Serão consistentes e sustentáveis uma democracia e uma convivência pacífica assentes no medo de pensar diferente e expor publicamente o próprio pensamento?”, indagam os bispos católicos moçambicanos.
A CEM refere-se igualmente ao 20.º aniversário do Acordo Geral de Paz, que se assinala no próximo dia 04 de outubro, chamando a atenção para o facto de a intolerância entre a Frelimo, partido no poder, e a Renamo, principal partido da oposição, constituírem uma ameaça à paz.
“Sempre no desejo de contribuir para uma maior reflexão sobre a nossa convivência nestes 20 anos, após o Acordo Geral de Paz, podemos continuar a perguntar se não estarão ameaçadas a democracia e a paz”, lê-se na Nota Pastoral.

Recuros naturais podem virar pesadelo

Os bispos moçambicanos lançam também um olhar sobre a vaga de descobertas de recursos minerais em Moçambique e manifestam-se preocupados com o risco de essa riqueza poder converter-se em “pesadelo”.
“Se vierem a faltar a sabedoria, a prudência e políticas justas e clarividentes na sua exploração, os recursos naturais podem tornar-se em pesadelo”, chamam a atencao os bispos. (Bernardo Alvaro)

Sem comentários:

Enviar um comentário

| REFLECTINDO SOBRE MOCAMBIQUE |

| DEBATES E DEVANEIOS |

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Ocorreu um erro neste dispositivo

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry