"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Moçambique é o terceiro destino de investimentos em África

  Depois de Angola e Zâmbia  

Maputo (Canalmoz) – Segundo aponta um estudo do First National Bank (FNB), Moçambique é o terceiro país africano que mais investimento estrangeiro recebe, sendo apenas ultrapassado por Angola (1º) e Zâmbia.
Os dados do ¬FNB analisam um total de 18 países de África Subsahariana. Foram apresentados em Maputo na noite da quinta-feira última, num evento realizado anualmente pelo banco sul-africano com representação em Moçambique, denominado “Economic Briefing”.
O FNB justifica que Moçambique conseguiu esta posição graças a boas marcas de robustez das contas externas, uma boa consolidação fiscal, associada a uma relativa estabilidade do sistema financeiro e a redução da inflação.
Porém, os recursos naturais ainda se assumem como uma componente chave do crescimento da economia, facto que poderá influenciar ainda mais no crescimento acelerado do investimento estrangeiro no país, na leitura deste banco.
Segundo Lucas Chachine, administrador do FNB, as constatações que o banco apresentou resultam de um trabalho que a sua instituição fez exactamente para apurar qual é o crescimento da economia Subsahariana, e a moçambicana em particular.
Para Lucas Chachine, Moçambique tem registado uma grande evolução nas questões essenciais da macro economia.
Para este administrador do First Nacional Bank, o ranking apresentado pela sua corporação significa que o país tem melhorado significativamente os parâmetros como a inflação, e controlo cambial. Segundo Chachine, estes dois pontos vêm a favorecer a posição de Moçambique entre os países que são mais propícios a investimentos a nível da África Subsahariana, na medida em que ninguém apostaria se estes pontos não fossem salutares. “Ninguém arriscaria em investir num país onde a inflação é aguda, ou que a relação cambial não é propícia para investimentos”, declarou. (António Frades)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry