Plano da estratégia de qualidade e humanização dos cuidados de saúde.
“A
maneira como se faz o atendimento causa-nos uma grande preocupação, uma
grande tristeza e desconforto nisso. Sentimo-nos envergonhados quando
ouvimos o público a falar daquilo que reconhece”.
Alexandre Manguele |
O
ministro da Saúde, Alexandre Manguele, reconhece que persiste um mau
atendimento aos utentes nas unidades sanitárias em Moçambique.
O
governante classifica de vergonhosa a qualidade da assistência que se
presta aos cidadãos que procuram pelos serviços públicos de saúde.
“Todos
temos acompanhado a preocupação do nosso público, as queixas e a
insatisfação em relação à maneira como se é tratado nas nossas unidades
sanitárias. A maneira como se faz o atendimento traz a causa-nos uma
grande preocupação, uma grande tristeza e desconforto nisso. sentimo-nos
envergonhados quando ouvimos o público a falar daquilo que reconhece
não estar bem nos serviços de saúde.”
O
responsável falava num encontro realizado ontem, no âmbito da
implementação das actividades previstas no Plano da Estratégia de
Qualidade e Humanização dos Cuidados de Saúde no país.
Estiveram
presentes no encontro representantes da sociedade civil, confissões
religiosas, líderes tradicionais, parceiros nacionais e internacionais,
para partilhar ideias no sentido de implementar a estratégia de melhoria
do atendimento nas unidades sanitárias.
A
implementação da Estratégia de Qualidade e Humanização dos Cuidados de
Saúde em Moçambique pressupõe a criação de comités nacionais,
provinciais, distritais e nas diferentes unidades sanitárias. Os
comités, as instâncias de mais alta importância, irão actuar no apoio à
gestão do processo de implementação dos projectos e, desse modo, poderão
contribuir na coordenação da implementação das actividades no sector da
saúde, melhorando a qualidade de atendimento nos hospitais, através do acompanhamento e interacção com os hospitais.
«O País»
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