"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Britânicos enfrentam retirada “feia e embaraçosa” no Iraque


UM conselheiro militar dos Estados Unidos afirmou que as tropas britânicas enfrentam uma retirada "feia e embaraçosa" do sul do Iraque nos próximos meses, noticiou ontem um jornal diário londrino.

Stephen Biddle, membro de um grupo que no ano passado aconselhou no Iraque o general norte-americano David Petraeus, disse ao Sunday Times que os rebeldes e as milícias planeiam atacar os soldados britânicos com emboscadas, bombas na estrada e rockets, quando iniciarem a retirada.

"Será uma retirada dura. Eles querem dar a imagem de uma derrota britânica", disse Biddle ao jornal. "Vai ser feia e embaraçosa."

O Sunday Times cita também um oficial britânico de alta patente que terá dito que as tropas do Reino Unido perderam o controlo de Basorah, a principal cidade do sul do Iraque.

"Lamento ter de dizer que a experiência de Basorah está perto de se tornar um enorme disparate, em termos de história militar", disse o oficial. "Os rebeldes estão a preparar o tiro (…) e, no pior dos cenários, expulsar-nos-ão do sul do Iraque."

O Ministério da Defesa britânico, citado pelo mesmo jornal, afastou a hipótese de derrota. "Embora as milícias estejam a tentar reivindicar que 'nos estão a expulsar', estão a falhar o seu objectivo", disse a fonte do ministério ao Sunday Times.

As forças britânicas já estão a alterar as suas missões, deixando os combates para passarem a ajudar as forças iraquianas no sul do país e prevê-se que os britânicos transfiram o controlo de Basorah para as tropas iraquianas nos próximos meses.

O Primeiro-Ministro britânico, Gordon Brown, prometeu fazer em Outubro uma declaração sobre o futuro dos cinco mil militares britânicos na região. Já morreram 168 britânicos desde a invasão de Março de 2003.

DOZE MORTOS EM BAGDAD

Entretanto, doze 12 pessoas morreram e outras 45 ficaram feridas ontem num ataque com obuses de morteiro e em confrontos armados subsequentes entre tropas norte-americanas e insurrectos na zona leste de Bagdad.

Segundo fontes da polícia iraquiana, vários obuses atingiram edifícios no bairro de Al-Ubeidi, uma zona habitacional de maioria xiita nos arredores da capital, onde posteriormente se registaram combates entre tropas dos Estados Unidos e as milícias xiitas do Exército de Al-Mahdi, dirigido pelo líder Moqtada al-Sadr.

Estes incidentes integram-se na vaga da violência sectária entre sunitas e xiitas que agita a capital, apesar do plano de segurança reforçada ali em vigor desde 14 de Fevereiro para pôr termo à insegurança em Bagdad e seus arredores
Fonte: Notícias


M I R A D O U R O - bloge noticioso-MMVII





Ready for the edge of your seat? Check out tonight's top picks on Yahoo! TV.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry