"MOCAMBIQUE PARA TODOS,,

VOA News: África

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Renamo-Renovada teme violência na Beira (2)



…Ilações importantes a tirar


Prossigo a série. Vemos na verdade que os acontecimentos das últimas semanas dão para tirar três ilações importantes:
Um, referente as razões que ditaram a que os problemas internos na Renamo resvalem a ponto negativo a que se situam. De facto, são óbvias tais razões que ninguém pode ignorar que tem a ver com o status quo que foi abalado depois que as verdadeiras bases se aperceberam que alguém fugia, com o poder da ditadura do voto que pertence ao eleitorado e só a ale incumbe votar para quem vai dirigir os seus destinos.


Segundo, o modus operadus da direcção central da Renamo levanta preocupações legitimas quer entre os membros e simpatizantes, como da sociedade em geral. Todo mundo ficou em suspence depois que esta organização política enveredou pelos mesmos métodos e caminhos trilhados pela Frente de Libertação, que nós todos sabemos que não teêm nada de democrático. É só olhar como o o Dr. Comiche foi cuspido sob a bandeira dos Estatutos e da disciplina partidária. Não diria que este edil seguisse o exemplo do Eng Simango, candidatando-se como independente, mas o facto de não deixar que as verdadeiras bases tenham um palavra a dizer, estragou o tal ‘momento de festa’ que Edson Macuacua nos habituou quando chegam estas alturas das eleições. Tal comportamento deveras pernicioso da direcção actual da Renamo criou o barulho que estamos a ouvir da Beira. Um barulho de que nos devia ser poupado se a sobriedade estivesse ao serviço de quem dirige. O dirigente que dirige na base de ‘fofocas’, calunias, e mentiras não vai longe. Aliás é do dominio o adágio de que a mentira tem pernas curtas. Ela não dura!


O último ponto que queria por como um dos meus temores se refere ao aproveitamento desta situaçåo toda pela força política contrária; neste caso a Frelimo. A Renamo que não se dê ao luxo de dizer que a Beira é sua com estas pronunciadas contradições no seu seio, porque tudo indica que, enquanto as razões de me referi acima não forem atacadas com a frieza necessária, a vitória da Frelimo, a menos que o gato preto afaste os demónios, estará garantida. Veja na próxima postagem as minhas conclusões/propostas para se sair do lodo em que a Renamo se meteu.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Angola24Horas

Últimas da blogosfera

World news: Mozambique | guardian.co.uk

Frase motivacionais

Ronda noticiosa

Cotonete Records

Cotonete Records
Maputo-based group

Livros e manuais

http://www.scribd.com/doc/39479843/Schaum-Descriptive-Geometry