Agora sim, podemos passar algum apontamento sobre o que a imprensa moçambicana nos diz nas últimas 24 hora. O Notícias previlegia os pronunciamentos do Governo no parlamento.
Por sua vez, o Savana na sua página satirica, entre outros assuntos, desta que “No Gurué, o padre Latino já provocou uma vítima na maçaroca, mesmo antes de irem a votos. O padre cantor forçou os opositores a mudarem à pressa de candidato. Mas nem tudo corre de feição para a perdiz. Latino terá a companhia de uma perdiz-fêmea que concorre como independente na capital do chá.”
O Media-Fax (MF) traz como manchete o pronunciamento do Supremo sobre o caso do rombo dos cerca de 220 biliões no MINT. Diz o MF que “o Presidente do Tribunal Supremo, Mário Mangaze,não concorda com os comentários segundo os quais a prisão do antigo ministro do Interior, AlmerinoManhenje, seja a primeira de vulto na história da justiça moçambicana. É que, segundo Mangaze,em declarações ontem ao media-FAX, quem assim pensa denota altos índices de memória curta.”
Enquanto isso, o Diário de Notícias destaca os pergaminhos dados com a Construção da Estrada da “CMC” que diz estarem ainda em “banho Maria”. Segundo este diário, o CMCM poderá multar o consórcio “Condoril-Marcleusa” por não cumprir com os prazos das obras. A outra notícia que este DN traz tem haver com a bancada da RUE que considera de “supérflua” a informação prestada pelo Governo sublinhando que a Ministra do Trabalho, Helena Taipo, não disse praticamente nada referente ao rombo que foi detectado, este ano, no INSS. Uma outra peça de destaque neste jornal é sobre o HIV-SIDA. “O cientista francês, LucMontagnier, anunciou a sua previsão de que poderá haver uma vacina terapêutica contra a Sida até 2012, caso haja financiamentos para terminar os estudos que estão actualmente em curso”.
O Diário Independente informa que “entra em vigor, a partir do próximo ano, a Lei da Organização Judiciária de Menores. Estes dados foram revelados esta Quarta-feira, durante o decurso da segunda conferencia regional da Rede da África Austral Contra o Tráfico e Abuso da Criança (SANTAC), que tem com objectivo explorar estratégias para a Prevenção e Intervenção contra o Tráfico e Exploração de Crianças na África Austral, durante e depois o Mundial de Futebol de 2010, na vizinha Africa do Sul. O evento decorre sob o l ema “pa r t i lhado expe r i ênc i a s aprendidas e desenvolver caminhos a seguir”. Por sua vez Correio da manhã nos faz conferir a notícia de que foram cancelados até 2007 USD 3.3 mil milhões de dívida externa pública. Ressalta que a dívida pública moçambicana representa 41.7% do PIB e 136% das exportações. O outro assunto que este diário independente desenvolve, se prende com o pedido da Sociedade Civil, uma petição ao parlamento, para que seja envolvido na gestão dos fundos públicos. Um documento da chamada sociedade civil moçambicana deverá ser depositado proximamente na Assembleia da República (AR) e no Governo solicitando o seu envolvimento directo na gestão de fundos públicos que entram para o Orçamento do Estado em forma de dívida interna e externa, donativo e receitas provenientes de vários impostos em cobrança no país.”
O Canal de Moçambique traz-nos como manchete principal a presente sessão do parlamento moçambicanos. Segundo deputado Luís Boavida “Revolução Verde” é uma fantochada, reagindo ao relatório do Governo. Por sua vez, o Deputado Muchanga da Renamo destapa “corrupção” no INSS.
Finalmente, Atribuna-Fax nos dá conta Política samoriana que está de volta aos centros prisionais. “O Ministério da Justiça, MJ, está a perspectivar a reedição da política ‘samoriana’ de transformação de centros prisionais em unidades de produção, onde os reclusos possam aprender, de modo a saírem dotados de conhecimentos que lhes permitam uma melhor reintegração, na sociedade”. Fecho aqui com dados do Correio da Manha para conferir no elo.
Sem comentários:
Enviar um comentário